Quais são os principais desafios pedagógicos atuais para a construção de propostas bilíngues na educação de surdos?
Índice
- Quais são os principais desafios pedagógicos atuais para a construção de propostas bilíngues na educação de surdos?
- Qual foi o método de ensino de surdos adotado pelo Inês e que permanece até os dias atuais?
- Qual é a metodologia do oralismo?
- Qual é a melhor categoria que adequa na educação bilíngue para surdos?
- Quais os principais argumentos utilizados pela comunidade surda ao defender o ensino em escolas bilíngues para surdos?
- Como atuar na inclusão social de alunos surdos?
- Quando é o Dia Nacional do surdo?
- Qual a lei que regulamentou o ensino de surdos?
- Por que as pessoas surdas têm direitos linguísticos?
Quais são os principais desafios pedagógicos atuais para a construção de propostas bilíngues na educação de surdos?
Ouça em voz altaPausarEm face dessas colocações, alguns desafios são impostos à implantação de propostas inclusivas: o papel da escola, as concepções dos profissionais sobre o significado da inclusão escolar, as relações entre ensino e aprendizagem, estratégias pedagógicas para a promoção de aprendizagens diferenciadas etc.
Qual foi o método de ensino de surdos adotado pelo Inês e que permanece até os dias atuais?
Ouça em voz altaPausarRetornando à época de 1880, segundo Nogueira (1997), no segundo Congresso Internacional sobre Educação de Surdos em Milão, Itália, foi endossado o método oral puro. Nesse congresso concluiu-se que, todos os surdos deveriam ser ensinados pelo método oral, o oralismo.
Qual é a metodologia do oralismo?
Ouça em voz altaPausarOralismo é um método de ensino para surdos, defendido principalmente por Alexander Graham Bell (1874-1922). Este método considera que a maneira mais eficaz de ensinar o surdo é através da língua oral ou falada, utilizando treino da fala, da leitura labial (oralização) e treino auditivo.
Qual é a melhor categoria que adequa na educação bilíngue para surdos?
Ouça em voz altaPausarA Libras passa a ser privilegiada como única capaz de garantir a participação educacional/social dos surdos em todas as esferas de atividade. As concepções de educação bilíngue para surdos nos dois documentos determinam, portanto, significações distintas também ao conceito de inclusão.
Quais os principais argumentos utilizados pela comunidade surda ao defender o ensino em escolas bilíngues para surdos?
Ouça em voz altaPausaros principais argumentos que foram usados pela comunidade surda para defesa de ensino de escola bilíngue para os surdos compreenderam a possibilidade de acesso ao aprendizado da língua materna (libras) e de uma língua oral adotada pelos país .
Como atuar na inclusão social de alunos surdos?
Atuar na inclusão social de alunos surdos que chegam ao campus Rio Verde e ministrar cursos rápidos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos familiares deles é a missão de 27 técnicos formados recentemente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
Quando é o Dia Nacional do surdo?
O mês dos surdos, como é conhecido o movimento, tem o objetivo de buscar uma sociedade com menos preconceito e mais inclusão. O Dia Nacional do Surdo é comemorado dia 26 de setembro para lembrar que mais de 5% da população brasileira possui deficiência auditiva.
Qual a lei que regulamentou o ensino de surdos?
Cinco anos depois, as conquistas para o ensino de surdos no país continuaram: a lei n° 12.319/2010 regulamentou a profissão de tradutor e de intérprete de libras.
Por que as pessoas surdas têm direitos linguísticos?
Karin Strobel destaca ainda que as pessoas surdas têm direitos linguísticos assegurados pela Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU).