Como as drogas atuam no SNC?

Índice

Como as drogas atuam no SNC?

Como as drogas atuam no SNC?

As drogas podem ser depressoras, estimulantes ou perturbadoras da atividade do sistema nervoso central, cujo órgão principal é o cérebro. Depressoras – diminuem a atividade do cérebro, deixando o indivíduo "desligado". Reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual.

Como as substâncias psicoativas agem no sistema nervoso central?

As substâncias psicoativas podem causar danos permanentes ao cérebro, como a diminuição da capacidade de raciocínio. Isso acontece porque as drogas prejudicam e podem até destruir os neurônios responsáveis pela atividade cerebral.

Como as drogas se classificam e cite exemplos?

Do ponto de vista legal as drogas podem ser classificadas como drogas lícitas e ilícitas. Drogas lícitas: as que podem ser livremente comercializadas e as que estão submetidas a certas restrições. Por exemplo, bebidas alcoólicas e tabaco não podem ser comercializados para crianças e adolescentes.

O que são drogas perturbadoras Cite exemplos?

Perturbadoras – também chamadas de alucinógenas, modificam a qualidade da atividade do cérebro, que passa a funcionar de forma anormal. Alteram a percepção e o pensamento e produzem alucinações e delírios. As principais são a maconha, o ecstasy e o LSD 25.

Quais os efeitos da nicotina no sistema nervoso?

O tabaco e seu princípio ativo, a nicotina: os efeitos subjetivos buscados pelo consumidor são uma combinação dos efeitos excitantes e dos depressores. Neste artigo, você pode encontrar mais detalhados os efeitos da nicotina no sistema nervoso.

Como interferem na ação dos neurotransmissores?

Interferem na açãobloqueando a saídados neurotransmissores (exocitose) ouimpedindo o seu retornoao terminal pré-sináptico (endocitose). Podem também agir no terminal pós-sináptico, aumentando a sensibilidade da ação dos neurotransmissores (agonista) ou reduzindo a sensibilidade (antagonista).

Como funciona a Coca e a cocaína?

A coca e a cocaína: inibe as sensações de fadiga, sono e fome, facilita as sensações de vigor, lucidez e onipotência. As anfetaminas: são substâncias sintéticas, relacionadas com à adrenalina e à efedrina. Produzem uma sensação de alerta, de energia, de euforia, de aumento da atividade e da comunicação, de perda do apetite e do sono.

Quais os neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer?

GABA (Acido gama-aminobutiloco), Glicina e Taurina: Possuem ação inibitória reduzindo a ação de outros neurotransmissores. Acetilcolina (ACh):Controla as áreas cerebrais responsáveis pela atenção, aprendizagem e memória. Dopamina:Participa da estimulação do controle motor e é responsável pela sensação de prazer.

Postagens relacionadas: