Como será o retorno às aulas pós-pandemia?
Como será o retorno às aulas pós-pandemia?
Mesmo sem uma data para o retorno das aulas, a previsão é que as turmas voltem aos poucos e em um sistema híbrido, com aulas presenciais e a distância. Por isso, os gestores podem começar a planejar e organizar os rodízios das turmas e professores, além de implementar as medidas sanitárias que serão necessárias.
Como planejar o retorno das aulas?
Dicas para preparar o retorno das aulas após a quarentena
- Elaborar cronograma de reposição. ...
- Implementar gestão do ensino remoto. ...
- Organizar a avaliação diagnóstica. ...
- Elaborar plano de recuperação. ...
- Rever o planejamento anual para o retorno das aulas. ...
- Estruturar o plano de reposição. ...
- Organizar atividades complementares.
Como acolher os alunos em tempos de pandemia?
Além de momentos de escuta individuais, para acolher os alunos e ainda proporcionar união na volta às aulas presenciais, é importante propor rodas de conversas entre eles. É uma oportunidade interessante para as crianças e jovens escutarem sobre as experiências e sentimentos de cada um.
Como atuar na prevenção da pandemia?
Informe-se sobre a pandemia por meio de fontes confiáveis; Atualize ou elabore planos de contingência e emergência para a escola; Busque integrar a prevenção e o controle da doença a atividades diárias e a disciplinas;
Quais serão os próximos meses da pandemia?
Objetivos esses que não puderam ser priorizados ao longo da pandemia. Dessa forma, os meses restantes de 2020 adentrariam 2021 para formar um “ciclo emergencial”, como denominou o CNE.
Qual o impacto da pandemia nas escolas?
Já se sabe que a pandemia impactou vários setores da sociedade. E, desta forma, as famílias também foram impactadas com a crise. Com isso, o índice de inadimplência nas escolas cresceu bastante. Mais uma vez, tem sido necessário traquejo por parte dos gestores para negociar com pais.
Quais são os desafios da pandemia?
É preciso cautela, mas também um olhar atento para os novos desafios que incluem a adoção de um modelo de ensino híbrido, a adaptação aos protocolos de saúde e a criação de um sistema de gerenciamento de crise. Já se sabe que a pandemia impactou vários setores da sociedade. E, desta forma, as famílias também foram impactadas com a crise.