Como as estacas de plantas podem ser feitas?

Índice

Como as estacas de plantas podem ser feitas?

Como as estacas de plantas podem ser feitas?

Uma estaca não é mais que uma parte viva (normalmente um caule) que foi extraído de uma planta com o objetivo de ser enxertado noutra ou num recipiente para que se desenvolva. ... Grosso modo, para este processo só necessitará de cortar um pedaço terno e vivo de uma espécie (por exemplo, um caule, um ramo ou um rebento).

Quais são os fatores que influenciam o enraizamento de estacas?

Dentre os vários fatores de que depende o enraizamento de estacas, destacam-se os ambientais, o estado fisiológico, a maturação, o tipo de propágulo, a sua origem na copa e a época de coleta, que influenciam, sobretudo, na capacidade e na rapidez de enraizamento (Gomes, 1987, citado por Paiva e Gomes, 2001).

Como escolher galho para estaquia?

Escolha sempre os ramos ou galhos com mais rebentos de gemas possíveis e também opte por galhos que estão nas laterais da planta-mãe, que são aqueles que estão apontados para a horizontal.

Quanto tempo demora para uma estaquia enraizar?

O tempo de enraizamento varia de espécie para espécie, mas não espere ver raízes antes de passados pelo menos 10 dias.

O que é estacas de plantas?

Ela consiste em uma técnica para multiplicar uma planta a partir de suas partes vegetativas: folhas, ramos, galhos e estacas. ... Ou seja, você consegue produzir uma muda usando apenas um pequeno pedaço cortado de uma planta mãe.

Quais as plantas que pegam de estaca?

As estacas a partir do caule (ramos) são as mais comuns e podem utilizar-se para propagar a maioria dos arbustos ornamentais (alfazemas, alecrim, azáleas, camélias, folhados, loendros, hibiscos, malvas, murtas, roseiras, etc.), algumas árvores (choupo, plátano) e fruteiras (figueira, romãzeira).

Quais os fatores endógenos que afetam o enraizamento de estacas?

Pode-se classificar os fatores que afetam o enraizamento em fatores internos ou endógenos, considerando, principalmente, as condições fisiológicas e idade da planta-matriz, época de coleta da estaca, potencial genético de enraizamento, sanidade, balanço hormonal, oxidação de compostos fenólicos e posição da estaca no ...

Qual é a vantagem da estaquia?

Principal método de propagação de arbustos ornamentais, a estaquia é bastante usada para a propagação comercial, em estufas, de muitas plantas floríferas. É também usada em fruticultura.

Como formar mudas?

Faça pequenos furos na terra (a profundidade ideal é sempre o dobro do tamanho da semente) e coloque de 2 a 3 sementes em cada um. Cubra as sementes com terra e deixe o solo úmido para que germinem. Se mais de uma semente germinar no mesmo local, faça a remoção ou o transplante daquela muda menos desenvolvida.

Por que as estacas podem ser diferentes?

As estacas podem ser de diferentes materiais e formatos, executadas e dimensionadas de maneiras variadas. Por que? Porque existem muitos tipos de solos e dependerá das cargas de cada edificação.

Quais são as vantagens das estacas pré-moldadas?

Desvantagens: Custo elevado em comparação com as estacas pré-moldadas, estacas Franki e estacas Strauss e poucos fornecedores. Essas podem ser de concreto armado ou protendido e concretadas de formas horizontais ou verticais.

Como deve ser feita a locação de estacas?

A locação deve ser feita com um furo do mesmo diâmetro da estaca. Posteriormente, ele deve ser preenchido com areia. Dessa forma, quando os equipamentos e as pessoas transitarem pelo canteiro, as sinalizações de onde as estacas serão executadas não serão danificadas.

Como são classificadas as estacas?

As estacas são classificadas como elementos de fundação profunda (mais de 3m segundo a NBR 6122), utilizadas para transmitir as cargas da edificação para o solo. Isso é feito de duas formas: pelas laterais da estaca (resistência de fuste) e pela ponta.

Postagens relacionadas: