Como as esponjas são classificadas?

Índice

Como as esponjas são classificadas?

Como as esponjas são classificadas?

Esponjas mais simples são classificadas como sendo do tipo áscon; e apresentam-se semelhantes a cilindros ocos, com uma abertura na extremidade superior: o ósculo. ... Há, também, esponjas mais complexas: as siconoides, ou do tipo sícon.

Quais são os tipos de esponjas?

Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras.

Quanto ao formato as esponjas são classificadas em três tipos Quais são eles?

As esponjas ou espongiários classificam-se como asconoides, siconoides e leuconoides devido a sua complexidade. As asconoides, mais simples, assemelham-se a cilindros ocos com uma abertura denominada ósculo em sua parte superior.

Como são classificadas as esponjas quanto à distribuição de seus canais?

Nas esponjas do tipo sicon, a parede do corpo é formada por projeções em forma de dedos. Identificam-se dois tipos de canais: os inalantes e os radiais. A água penetra pelas camadas radiais, indo para a espongiocela. Os canais radiais são revestidos internamente por coanócitos.

Por que podemos classificar as esponjas como Metazoários?

O primeiro estágio na evolução dos metazoários é observado nos Porifera, grupo que, embora possua vários tipos de células especializadas para diferentes funções, não apresenta tecidos Os Porifera são assimétricos ou possuem simetria radial. ... Nestes, os tecidos são agrupados em órgãos que freqüentemente formam sistemas.

Porque as esponjas podem ser classificadas como Parazoarios?

As esponjas (poríferos) são classificadas como parazoários porque não formam a gástrula embrionária, logo não ocorre a formação da cavidade digestória e dos tecidos verdadeiros.

Quais são os três principais tipos de sistemas de canais ou sistemas aquíferos encontrados nas esponjas?

Na maioria dos livros de Zoologia é comum a descrição dos três tipos básicos de sistema aqüífero: ascon, sicon e leucon. Nas esponjas da classe Calcarea ocorrem esses três tipos básicos, enquanto nas Hexactinellida o sistema aqüífero assemelha-se ao siconóide e nas Demospongiae é do tipo leucon.

Quais são os tipos celulares encontrados nas esponjas?

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).

Quais são os tipos de reprodução das esponjas?

As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.

Qual a ordem dos Poriferos?

Tais animais pertencem à Ordem Haplosclerida, sendo divididos em seis Famílias: a Spongillidae, Potamolepidae, Lubomirskiidae, Malawispongiidae, Metaniidae e Metschnikowiidae; contendo 44 gêneros.

Qual a classificação das esponjas?

A larva é liberada para o meio externo pelo ósculo. Após certo período, a larva se fixa a um substrato e sofre metamorfose, originando a forma jovem. A classificação das esponjas é feita principalmente com base nas estruturas esqueléticas. Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida.

Qual a forma mais simples de uma esponja?

Estrutura. A forma mais simples de uma esponja consiste num tubo fechado em uma das extremidades e aberto na oposta. A cavidade interna é chamada de átrio ou espongiocela. O átrio comunica-se com o meio externo através de uma abertura chamada ósculo. É através do ósculo que ocorre a saída da água que penetra na esponja.

Quais são as esponjas mais complexas?

Há, também, esponjas mais complexas: as siconoides, ou do tipo sícon. Nestas, a parede é mais espessa, e nela são encontradas fendas pelas quais a água passa para o meio interno e em seguida é direcionada aos canais aferentes.

Qual a morfologia de uma esponja?

Analisando a morfologia de uma esponja, é possível classificá-la em três tipos básicos de organização. O tipo mais simples de esponja, o qual apresenta o corpo cilindro, ereto e com uma cavidade central, recebe qual nome? Quando analisamos uma esponja, é possível observar diferentes organizações.

Postagens relacionadas: