Como sinalizar uma rota de fuga?
Índice
- Como sinalizar uma rota de fuga?
- O que é uma rota de fuga?
- Como instalar placas de rota de fuga?
- Qual a legislação que contempla a rota de fuga?
- Como sinalizar um hidrante?
- Qual a distância entre a placa e a sinalização?
- Por que o percurso deve ser sinalizado?
- Qual a sinalização para um incidente de queda de energia?
Como sinalizar uma rota de fuga?
Os mapas de fuga, em geral, são padronizados. São uma espécie de planta da área que indicam, por meio de círculos coloridos, os possíveis riscos daquele local. Uma região de baixo risco, por exemplo, é indicada por um círculo de cor verde. Ameaças mais graves devem ter um círculo de cor vermelha.
O que é uma rota de fuga?
As rotas de fuga são o meio pelo qual os ocupantes de edificações se deslocam durante um episódio emergencial, a fim de saírem do local atingido por fogo, calor ou fumaça com segurança, dos mais diversos pontos da propriedade, independente do ponto inicial de incêndio.
Como instalar placas de rota de fuga?
A sinalização de portas de saída de emergência devem ser instaladas logo acima das portas, no máximo após 10 cm da verga. Entretanto, quando não for possível, deve ser colada diretamente na folha da porta na altura de 1,80 m.
Qual a legislação que contempla a rota de fuga?
O planejamento da rota de fuga deverá seguir as diretrizes da Portaria Ministerial (MTb) NR-23 ; ABNT NBR 9077, ABNT NBR 13434, Código Estadual de Prevenção de Incêndios e outras que venham a facilitar a saída dos indivíduos dos locais atingidos.
Como sinalizar um hidrante?
A sinalização apropriada de equipamentos de combate a incêndio deve estar a uma altura de 1,8 m, medida do piso acabado à base da sinalização, e imediatamente acima do equipamento sinalizado.
Qual a distância entre a placa e a sinalização?
Sua instalação deve ser localizada de modo que a distância entre duas placas não ultrapasse 30 metros, ou seja, a distância máxima do percurso de qualquer ponto até a sinalização é de 15 metros. É relevante lembrar que existem fatores que influenciam sua visualização.
Por que o percurso deve ser sinalizado?
Toda mudança de direção, saída, escada, rampas, degraus, devem ser sinalizados, ou seja, todo o percurso deve ser direcionado sem interrupções de modo que o ocupante da edificação consiga encontrar um local seguro, longe do risco.
Qual a sinalização para um incidente de queda de energia?
Essa sinalização é uma sequência de placas que levará os colaboradores em segurança até a saída em caso de uma eventual emergência. Durante um incidente dessa magnitude tudo pode acontecer e por isso a sinalização deve ser preparada para o caso de queda de energia, portanto, elas devem ser fotoluminescentes.