Como as escolas podem contribuir para o entendimento da liberdade de expressão?

Índice

Como as escolas podem contribuir para o entendimento da liberdade de expressão?

Como as escolas podem contribuir para o entendimento da liberdade de expressão?

A liberdade de expressão, opinião e pensamento no ambiente escolar poderá ser assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação — LDB (Lei 9.394, de 1996) a estudantes e profissionais da educação básica e superior. ... Os ambientes escolar e acadêmico devem ser ambientes de contraditório e de debate.

Como garantir a liberdade de expressão?

Quem garante a liberdade de expressão? Como mencionamos nos tópicos acima, a liberdade de pensamento e manifestação de ideias é garantida pela Constituição Federal. Na prática, qualquer desrespeito à carta magna deve ser punido pelos agentes da Justiça e da lei, de acordo com a infração e sua gravidade.

Qual a importância da liberdade para a aprendizagem e para a religião?

Resposta:Em todas as formas de aprendizagem e educação é importante que exista liberdade. ... Por outro lado, a liberdade de religião é extremamente importante, cada pessoa deve ser livre para escolher qual religião ela deseja seguir e ter o respeito e a liberdade para professa-la.

Qual o artigo da liberdade de expressão?

A liberdade de expressão é garantida pela Constituição de 1988, principalmente nos incisos IV e IX do artigo 5º. Enquanto o inciso IV é mais amplo e trata da livre manifestação do pensamento, o inciso IX foca na liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação.

Onde termina a liberdade de expressão?

Sem dúvida, a liberdade de expressão encontra parada quando há injúria, calúnia e difamação. Aí poderia se dizer, o direito de um sujeito inicia com o de outro termina. ... Não existe direito de caluniar, isto nem ao menos é liberdade de expressão, pois, a liberdade de expressão não comporta qualquer violação a direito.

Como a liberdade de expressão é vista pela sociedade?

O princípio da liberdade de expressão é protegido pela Constituição Brasileira. É fundamental a existência da democracia e de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação permita que esta participe da vida pública, fortalecendo as instituições públicas com sua influência.

Como funciona a liberdade de expressão no Brasil e no mundo?

Art. 220 A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. § 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Qual a importância da liberdade para a aprendizagem e para a região?

Em todas as formas de aprendizagem e educação é importante que exista liberdade. Especialmente liberdade de pensamento e de contestação. Quando se existe liberdade para aprender o que se tem interesse ou contestar o que foi aprendido o estudante também desenvolve senso critico e percepção de mundo.

O que a liberdade religiosa ela é importante?

A liberdade religiosa promove a estabilidade numa sociedade pluralista, sendo que, quando é limitada, conduz ao aumento da violência e dos conflitos. Sempre que o nível de liberdade religiosa é elevado, há mais prosperidade económica, melhor saúde, menor desigualdade salarial e uma democracia mais prolongada.

Postagens relacionadas: