Como solicitar auxílio acidente de trabalho?

Índice

Como solicitar auxílio acidente de trabalho?

Como solicitar auxílio acidente de trabalho?

Solicitar Auxílio-Acidente no INSS

  1. Pedir o serviço. Ligue no telefone 135 para pedir o seu benefício. Você não precisa ir ao INSS. Documentação. ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Faça seu login no Meu INSS; Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;

Como funciona o auxílio doença Acidentario?

Auxílio-doença acidentário: neste caso o benefício é concedido ao empregado que sofreu acidente de trabalho ou for acometido por doenças ocupacionais - doenças contraídas ou agravadas pelo trabalho. Neste caso não há período de carência, podendo o auxílio ser pago a qualquer momento ao empregado.

O que é auxílio acidente passei direto?

Auxílio-acidente - É uma indenização paga ao trabalhador que sofre um acidente e fica com seqüelas que reduzem sua capacidade de trabalho. ... Têm direito ao auxílio-acidente o trabalhador empregado, o trabalhador avulso e o segurador especial.

Como é cumulável o auxílio-doença acidentário?

O auxílio-doença acidentário é cumulável com a pensão por morte, pois não existe vedação inscrita no art. 124 e incisos da Lei 8.213/91. Dita cumulação se admite pela diversidade da natureza dos benefícios, já que o primeiro resulta da dependência do beneficiário no tocante ao falecido, e o segundo do seguro acidentário.

Qual a garantia do auxílio-doença acidentário?

Autorizada a concessão do auxílio-doença acidentário emerge situação especial que se reflete no âmbito do Direito do Trabalho, decorrente do art. 118 da Lei nº 8.213/91, que é a garantia por doze meses do contrato de trabalho, após a cessação do benefício. Essa garantia é comumente chamada de “estabilidade no emprego por um ano”.

Como é o auxílio-acidente?

O Auxílio-Acidente é um benefício de natureza indenizatória pago ao segurado do INSS quando, em decorrência de acidente, apresentar sequela permanente que reduza sua capacidade para o trabalho. Essa situação é avaliada pela perícia médica do INSS. Como se trata de uma indenização, não impede o cidadão de continuar trabalhando.

Qual a reabilitação do acidentado?

Assim, no período em que o acidentado permanece em tratamento e recuperação do acidente ou moléstia ocupacional, faz jus à reabilitação profissional que, segundo o que se encontra previsto no art. 90 “é devida em caráter obrigatório”.

Postagens relacionadas: