Como dar entrada na licença maternidade em caso de adoção?

Índice

Como dar entrada na licença maternidade em caso de adoção?

Como dar entrada na licença maternidade em caso de adoção?

No caso de adoção, a mãe ou pai adotivo deve fazer o pedido diretamente no INSS, pelo site ou nas agências da Previdência. Assim, devem apresentar a certidão de nascimento emitida após decisão judicial que deu a guarda definitiva; ou o termo guarda temporária para fins de adoção.

Qual o tempo de Licença-maternidade para quem adota?

A Licença Adoção é um direito de todos os servidores celetistas segurados da Previdência Social de se ausentar do trabalho durante o período de 120 dias, quando adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança ou adolescente até 12 anos.

Como solicitar o salário maternidade?

A solicitação pode ser feita até 28 dias antes do parto e 90 após....Para pedir basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site “Meus INSS”;
  2. Selecione a opção “salário maternidade”;
  3. clique em “solicitar” e depois “agendamento”;
  4. Digite seu CPF;
  5. Preencha o formulário;
  6. Feito isso, a solicitação será enviada ao INSS.

Quem paga o salário maternidade em caso de adoção?

Ao segurado ou segurada da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança é devido salário-maternidade pelo período de 120 (cento e vinte) dias. § 1o O salário-maternidade de que trata este artigo será pago diretamente pela Previdência Social.

Quem tem direito à Licença-maternidade por adoção?

Aprovada licença-maternidade remunerada na adoção de adolescentes. A trabalhadora que adotar ou obtiver a guarda judicial de adolescente de até 18 anos terá direito à licença-maternidade remunerada de 120 dias. ... Atualmente, a norma só admite esse afastamento remunerado do trabalho na adoção de crianças de até 12 anos.

Quem adota Recém-nascido tem direito à licença-maternidade?

SIM. A mãe que adota ou que obtém a guarda judicial da criança para fins de adoção também possui direito à licença-maternidade. A licença-maternidade, no caso de adoção, é chamada de licença-adotante.

Como é concedida a licença maternidade?

De acordo com artigo 392-A da CLT “a empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança será concedida licença maternidade nos termos do art. 392”. Sendo assim, a empregada que desejar adotar uma criança terá a licença maternidade concedida somente depois de apresentar o termo judicial de adoção ou guardiã.

Qual o benefício maternidade na adoção?

Além disso, existe o benefício salário maternidade na adoção, que poderá ser requerida a partir da adoção ou da guarda para fins de adoção e corresponde ao período de 4 meses de salário + 4/12 de 13º salário.

Quando deve ser feita a solicitação de adoção?

A adotante deve apresentar o termo de guarda ou a nova certidão e o requerimento deve ser feito a partir da adoção. Já nos casos de aborto, a solicitação deve ser feita a partir da ocorrência, necessitando do atestado médico para comprovação.

Por que as mulheres optam pela maternidade?

A maternidade é o sonho da maioria das mulheres do mundo inteiro, não importando condição social, raça ou credo. Todas fazem parte de um grupo que deseja uma criança em seus braços para amá-las e cuidá-las sempre. No entanto, sem definir motivos, existem algumas mulheres que optam pela adoção.

Postagens relacionadas: