Por que as ruas mudam de nome?

Índice

Por que as ruas mudam de nome?

Por que as ruas mudam de nome?

As ruas das cidades brasileiras sempre receberam nomes relacionados a pessoas ou acontecimentos que são considerados significativos para a história do país. A propósito, o estudo da origem dos nomes dos lugares chama-se topônimo e pode ajudar na descoberta da origem do nome da rua onde cada pessoa reside.

Como as ruas recebem os nomes?

O nome de uma rua não pode ser dado por qualquer pessoa. Cada cidade tem um órgão, na prefeitura, responsável por isso. Mas todo mundo pode dar sugestões! Os pedidos vão para Câmara Municipal do município, onde os vereadores votam diversos projetos, como mudanças de nomes nas ruas e avenidas.

Como são escolhidos os nomes das ruas?

Os nomes das ruas de uma cidade são definidos pela Câmara dos Vereadores, inclusive em algumas situações essas definições ocupam boa parte dos projetos que são analisados, discutidos e aprovados na câmara.

Quais situações permitem a mudança de nome?

Quais situações permitem a alteração? O interessado precisa demonstrar um motivo satisfatório que justifique a mudança de seu nome, que só é permitida em determinadas situações, de acordo com a legislação, são elas:

Como é feita a mudança de nome de vias e outros logradouros?

A mudança de nome de vias, praças e outros logradouros deve ser feita através de lei aprovada pela Câmara dos Vereadores. A prefeitura tem seus canais de ouvidoria da população, como Recife Participa e a Secretaria de Governo, e pode enviar um projeto de lei para a casa legislativa.

Por que é possível mudar de nome no Cartório?

O que muitas pessoas não sabem é que existem situações em que é possível até mesmo mudar de nome no cartório! Além disso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a alteração em cartório não precisa necessariamente de autorização judicial, laudo médico ou comprovação de cirurgia de redesignação sexual.

Postagens relacionadas: