Como solicitar pensão por morte de MEI?

Índice

Como solicitar pensão por morte de MEI?

Como solicitar pensão por morte de MEI?

Inclusive, em determinadas situações, eles podem requerer pensão por morte. Os herdeiros legais devem comparecer à Previdência Social/INSS tendo em mãos a certidão de óbito, e devem providenciar a baixa do registro do MEI através do Portal do Empreendedor e preferencialmente recolher todos os DAS não pagos.

Qual valor da pensão para quem tem MEI?

MEI não é vínculo empregatício. Se vc tem uma renda fixa mensal e for maior que o salário mínimo vigente, vc pode pagar os 30% dessa renda, mas isso se vc quiser, pois a sentença por enquanto te obriga a pagar 80% do mínimo.

Quem tem MEI pode receber pensão por morte do cônjuge?

Dentre os seis benefícios previdenciários permitidos para o MEI, dois são voltados para os dependentes do(a) empreendedor(a). São eles: a pensão por morte e o auxílio-reclusão. No caso da pensão por morte, a duração do benefício é validada conforme algumas variáveis.

Como solicitar pensão por morte?

São 3 requisitos básicos para você ter acesso ao benefício de Pensão por Morte:

  1. comprovar o óbito ou morte presumida do segurado;
  2. demonstrar a qualidade de segurado do falecido na hora de seu falecimento;
  3. ter qualidade de dependente do segurado falecido.

Quem tem MEI e faleceu O que fazer?

3. Em caso de falecimento do dono da empresa: para encerrar o MEI de um falecido, os herdeiros deverão seguir os seguintes passos:

  1. Efetuar o encerramento do registro como MEI, através do Portal do Empreendedor;
  2. Realizar o recolhimento de todas as guias DAS não pagos;
  3. Entregar a declaração de extinção do MEI;

Quem tem MEI perde pensão por morte?

Então, o primeiro grupo que merece atenção são os pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), considerados inválidos. Neste caso, se o segurado se formalizar como MEI ou realiza qualquer outra atividade remunerada é considerado recuperado e apto ao trabalho, assim, deixará de receber a pensão por morte.

Quem recebe pensão por morte pode ter empresa no nome?

No Brasil, pensionista ou aposentado pode, sim, ser um empreendedor. Ademais, o bom é que eles podem se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) ou sócio de uma empresa sem correr o risco de perder a aposentadoria.

Quem tem direito a aposentadoria do cônjuge falecido?

– Para cônjuge ou companheiro(a): comprovar casamento ou união estável até a data do falecimento; – Para filhos e equiparados: ter menos de 21 anos; ... – Para os irmãos: comprovar dependência econômica e idade inferior a 21 anos, a não ser que tenham alguma deficiência.

Como solicitar a pensão por morte?

Após a emissão da certidão de óbito, os herdeiros, devem procurar um posto da Previdência Social / INSS, para requerer a pensão por morte. Os herdeiros deverão providenciar a baixa do registro do MEI, que faleceu, conforme os procedimentos abaixo relacionados:

Qual a duração da pensão por morte?

Casos onde o segurado faleceu por meio de acidentes de qualquer natureza, independente da quantidade de contribuições, também terão durações variáveis do benefício. É importante ressaltar que a pensão por morte também leva em consideração casos de desaparecimento que possuem morte presumida e declarada judicialmente.

Como realizar a extinção do MEI?

1. Realizar a baixa (encerramento) do registro como MEI e elaborar e transmitir a Declaração de Extinção do MEI - DASN/SIMEI – Extinção, através do Portal do Empreendedor. Acesse a nossa Dica Técnica: Baixa / Extinção do MEI;

Quais são os benefícios do MEI?

Dentre os seis benefícios previdenciários permitidos para o MEI, dois são voltados para os dependentes do (a) empreendedor (a). São eles: a pensão por morte e o auxílio-reclusão. No caso da pensão por morte, a duração do benefício é validada conforme algumas variáveis.

Postagens relacionadas: