Como estão as queimadas no Pantanal?
Como estão as queimadas no Pantanal?
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas na região do Pantanal brasileiro aumentaram 210% em 2020, quando comparado ao mesmo período do ano de 2019. Considerando o período de janeiro a setembro de 2019, foram registrados 4660 focos de incêndio, em 2020, foram registrados 14.489 focos.
O que causou o incêndio no Pantanal?
Análises iniciais indicam que os focos começaram naturalmente, por causa de raios, que foram intensos com as chuvas recentes. ... "Os atuais focos de calor são situações naturais no Pantanal, por causa das condições climáticas adversas, com poucas chuvas em alguns pontos e muito calor.
Quais foram os motivos das queimadas no Pantanal?
Diversos motivos foram apontados como causadores das queimadas no Pantanal. Porém, o principal, identificado pelos especialistas, foram as causas humanas (criminosas ou acidentais). Por mais seco que esteja o clima no Pantanal, é preciso fogo para que as queimadas se iniciem.
Qual a origem das queimadas ilegais no Pantanal?
Em entrevista ao Jornal Nacional, Cristina Cuibalia, do Sesc Pantanal, alerta que apesar do esforço, as queimadas ilegais estão gerando novos focos. “Os incêndios que o Pantanal vem sofrendo agora durante essa estação da seca, mais de 90% tem origem na ação humana, que é o uso indevido do fogo, que é proibido.
Quais serão as queimadas e incêndios no Pantanal em 2020?
As queimadas e incêndios no Pantanal em 2020 já destruíram o equivalente a 10% de um dos biomas mais importantes do Brasil e do mundo, informam entidades que monitoram a região. O local enfrenta mais de 25 mil focos de queimadas na região do Mato-Grosso.
Quando começaram os focos de incêndio no Pantanal?
Até dia 10 de outubro de 2020, foram identificados 20.926 focos de incêndio no Pantanal, desde janeiro. Estes iniciaram por volta do dia 21 de julho do mesmo ano. Estima-se que, em 2020, mais de 4 milhões de hectares do Pantanal foram afetados pelas queimadas. O que equivale a mais de 26,23% do bioma, que possui 15.692.200 hectares do Brasil.