Quais são as principais características das esponjas?
Quais são as principais características das esponjas?
Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.
Como é formado o corpo das esponjas?
As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito. Esses poros servem de local de entrada para a água, que segue para uma cavidade central (espongiocele ou átrio) e sai por uma grande abertura, chamada de ósculo.
Qual a alimentação das esponjas do mar?
A alimentação das esponjas do mar é o mecanismo pelo qual esses animais invertebrados são nutridos. Esponjas do mar são criaturas que filtram o seu alimento ao se alimentar de vários nutrientes disponíveis na água salgada do oceano.
Qual a anatomia da esponja do mar?
A anatomia da esponja é projetada para permitir que eles obtenham os nutrientes que precisam para viver da água que passa através deles e dos organismos na água. Existem outras limitações para ser uma esponja. As esponjas do mar não possuem órgãos nem tecido verdadeiro.
Como podemos perceber as esponjas marinhas?
Como podemos perceber, esponjas marinhas comem praticamente todos os seres microscópicos que a água arrasta! O corpo desse animal primitivo tem milhares de poros que permitem que a água flua continuamente através dele. Esponjas obtêm nutrição e oxigênio desta água corrente.
Qual a nutrição das esponjas?
Nutrição das esponjas A água que percorre a esponja é muito importante, pois ela traz alimento e oxigênio, além de eliminar os elementos do catabolismo. Os alimentos constituem-se de plâncton e de partículas orgânicas. Os coanócitos são responsáveis pela captura dos alimentos.