Como as guerras do Peloponeso se relacionam com a invasão Macedonica da Grécia?

Índice

Como as guerras do Peloponeso se relacionam com a invasão Macedonica da Grécia?

Como as guerras do Peloponeso se relacionam com a invasão Macedonica da Grécia?

Esta guerra de gregos contra gregos representou o fim da democracia ateniense e o início do declínio da civilização grega, pois o enfraquecimento decorrente do conflito resultou no domínio macedônico um século depois. ... Os aliados passaram ainda a pagar tributos aos atenienses, o que causou um agravamento nas alianças.

Qual a relação da Guerra do Peloponeso com a expansão Macedonica?

Resposta:A guerra do peloponeso ajudou a macedônia a subir ao poder. Explicação: Devido a essa guerra Esparta e atenas estavam fracas demais e em crise devido a essa guerra o que facilitou a subida ao poder da Macedônia.

Qual a relação entre o domínio macedônico sobre a Grécia?

O grande legado do império macedônio foi a difusão da cultura grega para o Oriente. Os macedônios, povo que habitava o norte da Grécia, são considerados os herdeiros dos últimos grupos de helenos que se estabeleceram na região durante o Período Pré-homérico.

Que efeitos tiveram as guerras do Peloponeso sobre a vida grega?

A importância da Guerra do Peloponeso esteve na demonstração de forças das duas maiores cidades-estados da Grécia Antiga: Esparta e Atenas. As consequências dessa guerra levaram ao fim da civilização grega, abrindo espaço para o domínio estrangeiro em seu território, primeiro a Macedônia e depois Roma.

Quais as consequências da Guerra do Peloponeso para as cidades gregas?

Consequências da Guerra do Peloponeso Com Atenas derrotada, a cidade perdeu o poder e tudo que havia conquistado nas Guerras Médicas. Assim, as cidades da Ásia Menor foram devolvidas aos persas mediante troca por ouro. Em contrapartida, Esparta, a grande vitoriosa passa a ter a hegemonia grega.

Que relação é possível estabelecer entre a Guerra do Peloponeso e o domínio macedônico na Grécia * sua resposta?

A Guerra do Peloponeso gerou um enfraquecimento nas duas principais cidades (pólis) gregas: Atenas e Esparta. Com o enfraquecimento dessas cidades, Alexandre O Grande invadiu a Grécia e os conquistou pois estavam mais fracos e sem muito poder de reação.

Como ocorreu o domínio macedônico sobre os gregos?

Em 338 a.C., durante a Batalha de Queroneia, Filipe II da Macedônia venceu uma liga grega liderada por Atenas e Tebas e marcou o início do domínio macedônico na região. Esse foi o fim do período clássico da história grega e início do período helenístico.

Qual o maior conflito armado da história da Grécia Antiga?

Guerra do Peloponeso, é considerada por muitos o maior conflito armado da história da Grécia Antiga. Entenda o que foi e quais as consequências da disputa entre Atenas e Esparta. A Guerra do Peloponeso foi um dos maiores conflitos armados da história da Grécia Antiga.

Qual a origem da guerra grega?

A guerra teve origem na aliança realizada pelas cidades-Estado gregas com o objetivo de enfrentar os persas durante as Guerras Médicas, no século V a.C. Após a expulsão dos persas, Atenas se impôs com seu poderio militar às demais pólis.

Quando começou a guerra entre Atenas e Corinto?

Frente ao domínio ateniense, diversas cidades-Estado que se mantinham aristocráticas aliaram-se a Esparta, na Confederação do Peloponeso. A tensa situação entre os dois grupos transformou-se em guerra em 431 a.C., quando em decorrência de uma disputa comercial, Atenas e Corinto entraram em conflito frontal.

Como foi a guerra entre Atenas e Esparta?

A guerra foi uma disputa clara por poder entre as duas cidades: Atenas e Esparta. No período as diversas pólis gregas passavam por conflitos internos. Para resolvê-los chamavam uma das principais forças – ou Atenas ou Esparta – para lutar ao seu lado. Além disso também neste período havia uma disputa entre duas cidades portuárias: Atenas e Corinto.

Postagens relacionadas: