Qual é o papel da família no processo de alfabetização e letramento?

Índice

Qual é o papel da família no processo de alfabetização e letramento?

Qual é o papel da família no processo de alfabetização e letramento?

É a primeira instituição social que o ser humano tem acesso, assim o mesmo carrega incumbências relevantes nos processos de formação da consciência social e moral que influencia no processo de socialização da criança, costume que atravessa gerações. A família conduz as crianças às primeiras práticas de letramentos.

Como garantir a alfabetização em tempos de pandemia?

Envie as famílias sugestões de brinquedos ou brincadeiras para fazerem com as crianças. O brincar naturalmente faz parte da rotina delas, mas em tempos de pandemia ou na correria do dia a dia dos pais e responsáveis, nem sempre há espaço e tempo para essa atividade tão importante para elas.

Qual é a importância do processo de alfabetização?

A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.

O que os pais precisam saber sobre alfabetização?

A criança precisa compreender o valor e o significado que a escrita tem em seu entorno e na vida de sua família. Mais do que decodificar palavras, ser alfabetizado significa dominar diferentes usos e funções da leitura e da escrita em situações sociais variadas, com autonomia e criatividade para se expressar.

Qual a importância da alfabetização nos anos iniciais?

A alfabetização se constitui em uma etapa primordial nos anos iniciais do ensino fundamental que integrada ao letramento contribui para a efetuação eficaz do ensino e da aprendizagem no qual têm por objetivo que os alunos desenvolvam a escrita e a leitura, concomitantemente, tendo em vista que são processos ...

Qual o papel da família na alfabetização?

No dia da apresentação do PNA, a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Cecília Mota, classificou como fundamental o papel da família na alfabetização. Mas ressaltou que o Brasil “é um país pobre onde muitos pais não leem ou não tem o hábito da leitura”.

Como contribuir para a alfabetização de seus filhos?

Por isso deixo aqui algumas sugestões de como pais, mães e responsáveis também podem contribuir para a alfabetização de seus filhos. Em primeiro lugar, é importante entender como as crianças, sujeitos em condição especial de desenvolvimento, estão vivenciando este período.

Como os pais podem contribuir para a alfabetização?

Na oralidade, leitura e escrita em casa, como os pais podem contribuir para a alfabetização?

Como ajudar a alfabetização de seus filhos nesse período de isolamento social?

Maria Alice Junqueira, psicóloga, especialista em alfabetização e letramento e coordenadora do projeto Letra Viva-Alfabetiza, participou de uma live na página do CENPEC Educação no Facebook, na última terça (5), para dar dicas de como os familiares podem contribuir para a alfabetização de seus filhos nesse período de isolamento social.

Postagens relacionadas: