Como se dá o trabalho com as fontes históricas?
Índice
- Como se dá o trabalho com as fontes históricas?
- Quais são os 4 tipos de fontes históricas?
- O que caracteriza as fontes históricas?
- Qual a importância das novas linguagens para o ensino de história?
- O que são fontes históricas de exemplo?
- Quais são os tipos de fontes da história?
- O que são fontes históricas e quais os tipos?
- Qual a importância da linguagem para o processo de aprendizagem?
- Qual a diferença entre fontes e documentos históricos?
- Quais são as fontes históricas?
- Como é realizado o reconhecimento e uso de fontes históricas?
- Por que não utilizar fontes históricas em seu trabalho?
Como se dá o trabalho com as fontes históricas?
O trabalho com fontes históricas em sala de aula requer cuidados, pois todo documento histórico expressou uma versão de um determinado fato ou momento. Para utilizar boas metodologias, o professor precisa construir um roteiro de análise para os alunos.
Quais são os 4 tipos de fontes históricas?
José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:
- documentos textuais;
- vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;
- representações pictóricas; e.
- registros orais.
O que caracteriza as fontes históricas?
“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no presente.
Qual a importância das novas linguagens para o ensino de história?
Trabalhar com novas linguagens no ensino de história possibilita a ampliação de novas perspectivas e inclui maior interação social, critica e econômica, para assim construir e compreender o conhecimento histórico e, consequentemente, contribuir para a construção da consciência histórica dos estudantes.
O que são fontes históricas de exemplo?
As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.
Quais são os tipos de fontes da história?
Fontes escritas: certidões, documentos, livros, cartas, diários, jornais, mapas, entre outros. Fontes visuais: pinturas, fotografias, gravuras, filmes, entre outros. Fontes orais: entrevistas, gravações, depoimentos orais, canções, entre outros.
O que são fontes históricas e quais os tipos?
Fontes históricas são documentos que trazem consigo vestígios do passado que permitem com que os historiadores exerçam o seu trabalho. As pinturas rupestres são importantes representações pictóricas que servem como fontes históricas no estudo da vida do homem durante a Pré-História.
Qual a importância da linguagem para o processo de aprendizagem?
A linguagem tem papel significativo na aprendizagem em qualquer área do conhecimento. No que tange o ensino e a aprendizagem de Ciências, podemos considerar um fator determinante. Por meio da linguagem, estabelecemos relações e na sala de aula essas relações deliberam se a aprendizagem irá ou não acontecer.
Qual a diferença entre fontes e documentos históricos?
Nesse sentido, as fontes ou documentos históricos constituem tudo o que ser humano produziu desde os seu primórdios. Tais fontes podem ser desde artefatos arqueológicos até dispositivos eletrônicos feitos no século XX, como os primeiros computadores ou microchips. Há, é claro, uma diferença de complexidade entre as fontes.
Quais são as fontes históricas?
644 A utilização das fontes histórica não trata de buscar as origens ou a verdade de tal fato, trata-se de entender estas enquanto registro testemunhos dos atos históricos. É a fonte do conhecimento histórico, é nela que se apóia o conhecimento que se produz a respeito da história.
Como é realizado o reconhecimento e uso de fontes históricas?
Ao contrário do que possa parecer, o reconhecimento e uso de uma determinada fonte histórica não é naturalmente realizado por aqueles que se colocam em busca do passado. Dependendo dos interesses e influências que marcam a trajetória do historiador, notamos que as fontes históricas podem ser empregadas ou não em seu trabalho.
Por que não utilizar fontes históricas em seu trabalho?
Dependendo dos interesses e influências que marcam a trajetória do historiador, notamos que as fontes históricas podem ser empregadas ou não em seu trabalho. Desse modo, entendemos que nenhum historiador terá a capacidade ou disposição de esgotar o uso de todas as possíveis fontes relacionadas a um determinado evento ou tema.