Qual o principal fator de risco para DPOC?
![Qual o principal fator de risco para DPOC?](https://i.ytimg.com/vi/DZZyyGp5x8U/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBw78zPKPxTZdyRKtpGuRy53uATRw)
Qual o principal fator de risco para DPOC?
O cigarro é o principal fator de risco para a DPOC. Pare de fumar! O DPOC ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica causa a obstrução da passagem de ar para os pulmões. Geralmente, essa enfermidade se desenvolve após um caso persistente de bronquite ou enfisema pulmonar.
Qual o aparelho mais recomendado para inalação de broncodilatadores?
No entanto, os beta-agonistas e anticolinérgicos por inalação são sempre os mais recomendados e mais utilizados. O aparelho mais comum para a inalação de broncodilatadores é o nebulímetro (ou bombinha de asma) e não é mais do que um spray com medicamento que quando é ativado, liberta uma dose fixa de substância ativa que está no seu interior.
Quais são os medicamentos broncodilatadores?
Os medicamentos broncodilatadores agem expandindo os brônquios, e, assim, facilitando a respiração do paciente. Os broncodilatadores que merecem destaque são: aminofilina, sulfato de terbutalina e ipratrópico. O medicamento aminofilina é indicado nos casos de asma brônquica, bronquite, enfisema e doença pulmonar obstrutiva crônica.
Quais os efeitos colaterais associados ao tratamento com broncodilatadores beta-2?
Efeitos colaterais associados ao tratamento com broncodilatadores Agonistas beta-2. Um dos efeitos colaterais mais comumente relatado pelos pacientes é nervosismo. Este efeito é mais pronunciado após a administração oral, em comparação com a administração por inalação.
Quais são os antagonistas de broncodilatação?
Agonistas. Este grupo inclui medicamentos que são capazes de parar os ataques de obstrução brônquica. Por activação dos receptores adrenérgicos relaxa os músculos dos brônquios. Se considerarmos estes broncodilatadores, lista de medicamentos é a seguinte: "Adrenalina". "Isoprenalina". "Salbutamol". "Fenoterol". "Efedrina".