Como as folhas podem controlar a suas taxas de transpiração?

Índice

Como as folhas podem controlar a suas taxas de transpiração?

Como as folhas podem controlar a suas taxas de transpiração?

Através dos estômatos, os quais se fecham quando a umidade do ar está elevada e se abrem quando a umidade está baixa. Há também na maioria das plantas uma cutícula que cobre a superfície da folha e quando os estômatos estão fechados realizam a transpiração, com intensidade menor que os estômatos.

Como ocorre o processo de transpiração nas plantas?

A transpiração ocorre em qualquer parte da planta que esteja acima do solo, entretanto, a maior parte da transpiração acontece nas folhas. A maior perda de água ocorre pelos estômatos, pequenas aberturas circundadas por células-guarda situadas na epiderme.

São controlados pelos estômatos?

A transpiração atua na condução de seiva bruta. Esse processo é explicado pela Teoria da Tensão-Coesão, a qual explica que a água é “puxada” de modo a repor a água que foi perdida na transpiração. São controlados pelos estômatos: a) Apenas I.

Como a umidade relativa do ar afeta a taxa de transpiração de uma folha?

A umidade afeta inversamente a taxa de transpiração. Quando a umidade relativa no ambiente é muito baixa, a transpiração é elevada, enquanto que com uma alta umidade atmosférica observa-se baixa transpiração (pois a concentração de água no ambiente é maior do que nos tecidos vegetais).

O que ocorre na transpiração?

O suor é a forma mais rápida e eficiente de controlar a temperatura interna do nosso organismo, que precisa ser mantido na faixa dos 36,5 ºC para funcionar direito. Acima dos 45 ºC, o calor mata as células e “cozinha” os órgãos internos.

Por que a transpiração ocorre nas folhas?

A transpiração ocorre em qualquer parte da planta que esteja acima do solo, entretanto, a maior parte da transpiração acontece nas folhas. A maior perda de água ocorre pelos estômatos, pequenas aberturas circundadas por células-guarda situadas na epiderme. Uma pequena parte de água é também perdida pela cutícula e pelas lenticelas.

Quais os fatores que influenciam a transpiração?

A transpiração também é importante para garantir a circulação de seiva bruta no corpo da planta, uma teoria chamada de tensão-coesão. De acordo com essa teoria, a água do xilema é praticamente puxada para repor a água perdida na transpiração. → Fatores que influenciam a taxa de transpiração

Como eles promovem a transpiração?

Quando abertos, promovem a transpiração, que tanto elimina vapor d'água em temperaturas excessivas, como também permite trocas gasosas entre o meio interno e o ambiente externo.

Qual o mecanismo de controle de transpiração?

Um exemplo de mecanismo de controle de transpiração é o aumento ou redução na quantidade de folhas ou estruturas fotossinteticamente ativas. Quanto mais folhas, maior a quantidade de estômatos e de superfície de trocas gasosas e, consequentemente, maior a perda de água.

Postagens relacionadas: