Por que tenho medo de engravidar?
Índice
- Por que tenho medo de engravidar?
- Como tratar tocofobia?
- O que é Tacofobia?
- É normal ter medo de ser mãe?
- O que fazer para ficar grávida psicologicamente?
- Será que estou grávida?
- Quais são os sintomas de uma gravidez?
- Por que a gravidez não tem sintoma exato?
- Será que seios doloridos são sinal de gravidez?

Por que tenho medo de engravidar?
A tocofobia se caracteriza por um medo excessivo de engravidar e do parto. "Para algumas mulheres, o fato de se imaginar grávida ou parindo, já é suficiente para desencadear uma crise de ansiedade e uma verdadeira aversão", afirma a psicóloga Daniela Silvares, terapeuta da criança interior e consteladora familiar.
Como tratar tocofobia?
A tocofobia pode ser tratada com intervenção psicoterapêutica que ajuda a reconhecer as causas da fobia e fornece estratégias para enfrentar o medo da gravidez e do parto. O desenvolvimento destas estratégias tem como objetivo reduzir a ansiedade e treinar o corpo para lidar de modo confortável com o medo.
O que é Tacofobia?
Medo de não dar conta, de educar errado ou até de repetir o comportamento inadequado que os pais tiveram com ela. Ele pode ser tanto que, em alguns casos, essas mulheres acabam desenvolvendo uma tocofobia”, explica.
É normal ter medo de ser mãe?
É normal ficar nervosa, mas você não está sozinha. Muitas pessoas podem aconselhá-la, como seu parceiro, seu médico, família ou amigos. Outras mães também podem ser de grande ajuda. Compartilhar suas experiências ajudará a ver que é normal ter medo de não ser boa mãe.
O que fazer para ficar grávida psicologicamente?
Principais causas da gravidez psicológica Ainda não são conhecidas as causas específicas para a gravidez psicológica, no entanto parece estar relacionada com os seguintes fatores: Desejo intenso de engravidar e dificuldade para engravidar; Medo de engravidar; Depressão e baixa auto-estima.
Será que estou grávida?
Provavelmente a questão ‘ será que estou grávida? ‘ é uma das que mais ronda a mente feminina no dia a dia, até porque o perigo parece estar sempre presente, mesmo se tomamos a pílula anticoncepcional, mesmo se tomamos a pílula do dia seguinte.
Quais são os sintomas de uma gravidez?
Os sintomas de uma gravidez variam de mulher para mulher e é possível que algumas não tenham nenhum sintoma até perceberem, por exemplo, que a menstruação está muito atrasada. “Algumas desconfiam devido ao aumento da frequência urinária, outras já sentem enjôo, dores na mama, algumas não sentem absolutamente nada”, explicou a enfermeira.
Por que a gravidez não tem sintoma exato?
Gravidez não tem um sintoma exato Para começar, vale a ressalva: não é toda mulher que tem enjoo de manhã e julga estar grávida. Os sintomas de uma gravidez variam de mulher para mulher e é possível que algumas não tenham nenhum sintoma até perceberem, por exemplo, que a menstruação está muito atrasada.
Será que seios doloridos são sinal de gravidez?
Seios doloridos e corpo inchado são um sinal de gravidez? Sim, é um fato que isso é um sinal de gravidez, porém, como comentamos ali em cima, não existem sintomas comuns para todas as mulheres. Por isso, enquanto uma pode ficar muito inchada, outra pode ter dores nos seios e outra ainda pode sentir enjoos matinais.