Onde surgiu o lazer?

Onde surgiu o lazer?
Etimologicamente a palavra lazer provém do verbo francês loisir, que tem origem por sua vez, na forma infinitiva latina de licere, que significa o que é permitido. O francês loisir deu origem à expressão inglesa leisur, que se utiliza tecnicamente para significar tempo livre. (DUMAZEDIER, 1979).
Como foi inventado o lazer na sociedade?
O moderno fenômeno do lazer, portanto, segundo Melo e Alves Junior (2003), foi gerado a partir de uma clara tensão entre as classes sociais, envolvendo um processo contínuo e complexo de tentativa de controle das classes populares pela burguesia e também, ao mesmo tempo, de resistência entabulada pelas classes ...
O que é lazer autor?
Ainda entre os autores pioneiros na produção teórica do lazer, podemos citar Ethel Bauzer Medeiros e Renato Requixa. Medeiros (1980, p. 3) define o lazer como “espaço de tempo não comprometido, do qual podemos dispor li- vremente, porque já cumprimos nossas obrigações de trabalho e de vida”.
Como é o lazer hoje?
O lazer pode ser considerado formação social. A estratificação constitui ingrediente importante das sociedades modernas, e o lazer adotado pelas pessoas é influenciado por sua classe ou condição social, embora alguns possam argumentar que esta influência é atualmente menor do que no pretérito.
Qual a origem do lazer?
Homem descansando. De acordo com Gomes e Elizalde (2012), nos estudos sobre o lazer difundidos no Ocidente é possível verificar que as raízes, geralmente, são localizadas na antiga Grécia clássica ou na modernidade europeia.
Qual a função do lazer?
Desse modo, lazer é uma necessidade humana e dimensão da cultura caracterizada pela vivência lúdica de manifestações culturais no tempo/espaço social. Assim, o lazer é constituído na articulação de três elementos fundamentais: a ludicidade, as manifestações culturais e o tempo/espaço social.
Qual o fenômeno do lazer?
O lazer é resultado desse processo histórico que permitiu uma maior produtividade em menos tempo e surgiram com isso reivindicações sociais pela distribuição do tempo liberado de trabalho. O lazer é um fenômeno tipicamente moderno]
Qual a relevância do lazer?
Tal relevância cresce ainda mais na medida em que se percebe a fragilidade com que os órgãos governamentais têm compreendido o Lazer. Ao que parece, na maioria das vezes, ele não é entendido como um direito social, mas muito mais como uma mercadoria ou serviço a ser disponibilizado.