Como saber se o melanoma é maligno ou benigno?

Índice

Como saber se o melanoma é maligno ou benigno?

Como saber se o melanoma é maligno ou benigno?

Os principais sintomas que devem ser investigados seguem uma regra bem estabelecida, chamada ABCD:

  1. A - assimetria, ou seja, uma metade da mancha não parece com a outra;
  2. B- bordas, bordas irregulares,
  3. C - cor, vários tons de cores.
  4. D- dimensão da mancha, que se for superior a 0,6cm sugere malignidade.

Como reconhecer um melanoma?

Mas, é importante reconhecer qualquer alteração numa pinta, como seu tamanho, forma ou cor, que possam sugerir que um melanoma pode estar se desenvolvendo. Muitas vezes, o primeiro sinal de melanoma é uma mudança no tamanho, forma ou cor de uma mancha já existente. A regra ABCDE pode ser usada para lembrar o que deve ser procurado:

Quando o melanoma é mais frequente?

Assim, o melanoma é mais frequente quando existem lesões frequentes nessas células, o que pode acontecer principalmente devido à exposição à radiação ultravioleta do sol ou bronzeamento artificial.

Qual a principal causa de melanoma?

Ainda assim, os médicos acreditam que a exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol e de câmaras de bronzeamento é a principal causa de melanoma. A luz UV não causa todos os melanomas, especialmente aqueles que ocorrem em lugares em seu corpo que não recebem a exposição à luz solar.

Como aumentar o risco de melanoma?

Pessoas que tomaram muito sol ao longo da vida sem proteção adequada têm um risco aumentado para melanoma. Isso porque a exposição solar desprotegida agride a pele, causando alterações celulares que podem levar ao câncer. Quanto mais queimaduras solares a pessoa sofreu durante a vida, maior é o risco de ela ter um câncer de pele.

Postagens relacionadas: