Como surgiu o selo verde?

Índice

Como surgiu o selo verde?

Como surgiu o selo verde?

Selo verde é o certificado dado a produtos e empresas que atestam determinadas características ambientais servindo para orientar o consumidor em suas escolhas. O primeiro selo verde foi identificado em 1978 na Alemanha, chamado Anjo Azul criado pelo governo.

Quem criou o Selo Verde?

Uma breve história da criação dos Selos Verdes : A Alemanha inaugurou essa cultura com o “Anjo Azul” (Blau Engel) em 1978. Trata-se de um selo do governo alemão, que atesta produtos oriundos da reciclagem, com baixa toxicidade, sem CFC (clorofluorcarbonetos) etc.

Qual é o órgão que certifica as empresas com o selo verde no Brasil?

Oferecido no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o ISO 14001 certifica o sistema de gestão ambiental de empresas e empreendimentos de qualquer setor. Para isso, leva em conta fatores como o uso racional de recursos naturais, a proteção de florestas e a preservação da biodiversidade.

O que significa madeira com selo verde?

O selo verde pode ser reconhecido internacionalmente pelos consumidores de madeira e produtores derivados, como móveis e estruturas para a construção civil. Desta forma o comprador pode ter certeza que adquiriu um produto que não agride as florestas tropicais.

O que é o selo verde com qual finalidade é contexto ele foi criado?

Em 1989 foi criado nos Estados Unidos o Green Seal, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo fixar parâmetros ambientais para produtos, rotulagem de produtos e educação ambiental nos Estados Unidos[4].

Qual país instituiu o selo Anjo Azul?

O Blaue Engel ("Anjo Azul") é um certificado alemão para produtos e serviços que têm aspectos ecologicamente corretos. É concedido desde 1978 pelo Jury Umweltzeichen, um grupo de 13 membros de grupos ambientalistas e de defesa do consumidor, indústria, sindicatos, comércio, mídia e igrejas.

O que é o Selo Verde?

O que é o Selo Verde? É uma certificação que destaca a responsabilidade ambiental das empresas em executar suas atividades com o menor impacto ambiental possível.

Quais são os tipos de rotulagem ambiental?

No escopo da ISO, existem três tipos de rotulagem ambiental, veja abaixo quais são:

  • Rotulagem Tipo I (NBR ISO 14024) — Programas de Selo Verde;
  • Rotulagem Tipo II (NBR ISO 14021) — Auto Declarações Ambientais;
  • Rotulagem Tipo III (NBR ISO 14025) — inclui avaliações de Ciclo de Vida.

Qual o tipo de Selo Verde?

É necessário entender também que existem dois tipos de selo verde, sendo que o primeiro se trata de concessão do rótulo (selo) por uma entidade que não é a própria empresa, e o segundo tipo de selo é mais como uma autodeclaração da própria empresa. O primeiro tipo de selo informa que aquele determinado produto da empresa é ambientalmente correto.

Como conseguir um selo verde da sua empresa?

Ao adequar os processos da sua empresa e conseguir um selo verde, além de ajudar o planeta, você poderá transmitir suas ações de sustentabilidade e responsabilidade para seus clientes e fornecedores.

Qual o selo do produto que você receberá?

A decisão de qual selo o produto receberá varia muito. Às vezes a empresa não deseja fazer a declaração por si própria e acaba deixando para uma terceira entidade. Em todos os casos, se houver o selo, você já estará ciente de que se trata de um produto mais sustentável e que pode beneficiar o meio ambiente.

Qual o tipo de selo da empresa?

O primeiro tipo de selo informa que aquele determinado produto da empresa é ambientalmente correto. No segundo tipo, a empresa afirma que seu produto é reciclável e que ou agride pouco o meio ambiente ou consume pouca energia.

Postagens relacionadas: