Como as nuvens se formam?

Índice

Como as nuvens se formam?

Como as nuvens se formam?

As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande.

Porque é que as nuvens mudam de cor?

Conforme o sol vai baixando, a poeira no ar faz com que ele primeiro pareça laranja fosforescente, depois vermelho. As nuvens refletem estas cores brilhantes. Algumas nuvens finas e altas ficam rosas ou roxas, porque a luz vermelha é temperada pelo azul do céu que aparece através delas.

Quais são as nuvens mais comuns?

Cumulus são as nuvens mais comuns. Apresentam-se, geralmente, isoladas e possuem cor branca ou cinza-clara. Nuvens altas: apresentam bases acima de 6000 metros. Nuvens médias: apresentam bases entre 2000 metros e 6000 metros. Nuvens baixas: apresentam bases de até 2000 metros.

Qual a altura das nuvens?

Nuvens altas: apresentam bases acima de 6000 metros. Nuvens médias: apresentam bases entre 2000 metros e 6000 metros. Nuvens baixas: apresentam bases de até 2000 metros. Sólidas: constituídas por cristais de gelo.

Quais são as nuvens de bom tempo?

Estas nuvens são normalmente chamadas cumulus de bom tempo, porque surgem associadas a dias soalheiros. São nuvens de tempestade, onde os fenómenos atmosféricos mais interessantes têm lugar (trovoadas, aguaceiros, granizo e até tornados). Extendem-se desde os 600m até à tropopausa (12 000 m). Ocorrem isoladamente ou em grupos.

Quais são as nuvens mais vulgares?

São as nuvens mais vulgares de todas e aparecem com uma grande variedade de formas, sendo a mais vulgar a de um bocado de algodão. A base pode ir desde o branco até ao cinzento claro e pode localizar-se a partir dos 1000m de altitude (em dias húmidos).

Postagens relacionadas: