Qual foi o primeiro autor que escreveu sobre arquivologia?

Índice

Qual foi o primeiro autor que escreveu sobre arquivologia?

Qual foi o primeiro autor que escreveu sobre arquivologia?

É bem provável que Ramingen seja o primeiro autor a falar sobre arquivística, visto que este ensaio foi escrito e impresso no ano de 1571 e pode ter sido o responsável pelo surgimento da ciência em questão.

Qual é a finalidade de um arquivo?

Sendo assim, a função básica do arquivo é tornar disponível os documentos que estão armazenados nos arquivos. Para que os arquivos possam desempenhar suas funções, torna-se indispensável que os documentos estejam dispostos de forma a servir ao usuário com precisão e rapidez.

Qual o conceito de arquivos?

Arquivos são conjuntos de documentos, entre eles escritos, fotográficos, microfilmados, mantidos sob a guarda de uma entidade pública ou privada. São utilizados como fonte de informação para as execuções das atividades de uma empresa/instituição e naturalmente refletem suas atividades.

Qual a origem grega e Latiana da palavra arquivo?

A Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (CIA) em 2007, instituiu o Dia Internacional dos Arquivos. A data foi escolhida em função da criação do CIA em 1948. A palavra arquivo tem origem grega: “ta arkheia” (registros públicos) ou “arkheion” (governo municipal).

Por que é preciso arquivar documentos?

Como medida de segurança, tanto com relação à integridade dos documentos quanto ao funcionamento administrativo da empresa de forma geral, é preciso que sejam criadas regras não somente para arquivar documentos, mas também para acessá-los.

Como organizar documentos e arquivos?

A organização e gestão de documentos e arquivos está associada ao tamanho da empresa e o volume de documentos produzidos. Pequenas e médias empresas podem simplesmente digitalizar seu acervo e estruturar as informações dentro de um sistema de armazenamento, sem ajuda de um sistema de GED.

Como é possível arquivar documentos corporativos?

É possível arquivar documentos corporativos eficientemente, de forma a otimizar procedimentos administrativos e melhorar os processos de gestão, englobando todos os setores. Há também inúmeros benefícios gerados em um negócio quando essas estratégias de arquivamento são devidamente colocadas em prática.

Como proceder à distribuição e arquivamento de documentos?

A partir dessa ação, procede-se à imediata distribuição e arquivamento de acordo com a classe e a fase documental: intermediária: armazenamento provisório, com possibilidade de acesso esporádico;

Postagens relacionadas: