Quais são as principais características da Constituição de 1988?
Índice
- Quais são as principais características da Constituição de 1988?
- Como surgiu a ideia de Constituição?
- Porque a Constituição de 1988 foi chamada de?
- Qual foi a forma de regime político decretada é aprovada pela Constituição de 1988?
- Qual foi a Constituição de 1988?
- Qual a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988?
- Como é criticada a Constituição Federal de 1988?
- Quais são as conquistas da Constituição de 1988?
Quais são as principais características da Constituição de 1988?
Principais características da Constituição de 1988: - Estabeleceu o direito de voto para os analfabetos; - Definiu o voto facultativo para os jovens de 16 a 18 anos de idade; - Sistema pluripartidário; - Colocou fim a censura aos meios de comunicação, obras de arte, músicas, filmes, teatro, etc.
Como surgiu a ideia de Constituição?
Sabe-se que a Constituição nasceu de uma ideia surgida na Antiguidade segundo a doutrina (Karl Loewenstein), o constitucionalismo teve origem na antiguidade (Idade Antiga), no povo hebreu (na conduta dos profetas) e na Grécia antiga. Segundo o autor, os profetas fiscalizavam os atos do governante à luz das escrituras.
Porque a Constituição de 1988 foi chamada de?
Ficou conhecida como "Constituição Cidadã", por ter sido concebida no processo de redemocratização, iniciado com o encerramento da ditadura militar no Brasil (1964–1985). ...
Qual foi a forma de regime político decretada é aprovada pela Constituição de 1988?
A atual Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada em 5 de outubro de 1988. Ela estabelece o Brasil como um Estado democrático de Direito de estrutura federativa. A República Federativa do Brasil é composta por 26 Estados federados e um Distrito Federal. ...
Qual foi a Constituição de 1988?
A Constituição de 1988 foi um marco na história da redemocratização do Brasil. Conheça sua história e veja um resumo de seu conteúdo.
Qual a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988?
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é a lei fundamental e suprema do Brasil, servindo de parâmetro de validade a todas as demais espécies normativas, situando-se no topo do ordenamento jurídico. Foi aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 22 de setembro de 1988 e promulgada em 5 de outubro de 1988.
Como é criticada a Constituição Federal de 1988?
A Constituição Federal de 1988 é criticada na doutrina por ser muito extensa, prolixa e analítica. Essa característica obrigou a Constituição a ser emendada diversas vezes, em processos politicamente custosos, para se adequar às mudanças da sociedade.
Quais são as conquistas da Constituição de 1988?
Principais conquistas da Constituição de 1988 A Constituição Brasileira é considerada uma das mais avançadas do mundo no que se refere a direitos e garantias fundamentais. A Carta Magna de 1988 restituiu a democracia e promoveu a cidadania, garantindo direitos individuais e sociais.