Quando e onde surgiu a arquitetura gótica?

Índice

Quando e onde surgiu a arquitetura gótica?

Quando e onde surgiu a arquitetura gótica?

A arquitetura gótica foi um estilo arquitetônico que predominou a Europa, em especial na França, durante a Idade Média (do século X ao XV). Para os historiadores, é uma evolução da arquitetura românica, antecedente a arquitetura romana. Na época, as construções eram denominadas “obras francesas”.

Por que construir em estilo gótico?

Características da Arquitetura Gótica O estilo surgiu em meados do século XII e foi padrão para as construções até o século XV. O gótico trouxe as famosas abóbadas ogivais. Elas permitiam a ampliação das dimensões laterais e possibilitavam que as construções fossem mais altas e, consequentemente, maiores.

Como eram feitas as construções de uma arquitetura gótica?

Os principais elementos da arquitetura gótica são: Arcos: arcos de volta quebrada ou os arcos de ogiva eram os mais empregados nas construções góticas. Frequentemente eram decorados com algumas esculturas. ... Abóbodas: as mais utilizadas no estilo gótico foram as abóbadas de cruzaria.

Quando foi criada a arte gótica?

A arte gótica, ou o estilo gótico, surgiu no norte de onde hoje se localiza a França, no século XII, e difundiu-se inicialmente como um estilo arquitetônico para diversas localidades da Europa até o século XV.

Quais as principais características das catedrais Goticas?

Principais características da arquitetura gótica: - Presença de sustentação estrutural através de arcobotantes (suportes construídos na parte de fora da construção). - Presença de abóbadas e arcos com formato ogival. - Era comum a participação dos habitantes da cidade na construção das catedrais.

Qual a origem da arte gótica?

Gótico possivelmente deriva de godos, povo bárbaro que invadiu o Império Romano no período de sua decadência. Essa perspectiva pejorativa dada à arte gótica somente seria superada no século XVIII, quando uma nova forma de olhar a arte gótica passou a ser desenvolvida na Inglaterra, irradiando-se, posteriormente, para outros países.

Como eram construídas as naves da arquitetura gótica?

As naves das catedrais, principais expoentes da arquitetura gótica, eram construídas em formato ogival, ação possibilitada por avanços técnicos na construção dos arcos de sustentação.

Por que a arquitetura gótica possuía semelhanças?

A arquitetura gótica possuía algumas semelhanças, a românica caracterizava-se por abóbadas arredondadas que eram sustentadas por arcos semicirculares e, devido a isso, era preciso ter grandes e pesadas estruturas para que se mantivessem de pé.

Qual é o maior exemplo de arquitetura gótica da Europa?

O primeiro exemplo notável geralmente considerado é a Abadia de Saint-Denis, perto de Paris, cujo coro e fachada foram reconstruídos com traços góticos. O coro foi concluído em 1144. O estilo também apareceu em algumas arquiteturas cívicas do norte da Europa, notadamente em prefeituras e edifícios universitários.

Postagens relacionadas: