Quando surgiu a autoestima?

Índice

Quando surgiu a autoestima?

Quando surgiu a autoestima?

O conceito de autoestima foi criado por Stanley Standal (aluno de Carl Rogers) na década de 1950 e segundo ele, esta seria uma necessidade adquirida. Vale lembrar que este fenômeno foi abordado por diferentes autores e conforme a abordagem teórica acentua um ou outro aspecto do mesmo.

Como surgiu a palavra Auto-estima?

Resposta: Ela foi feita a partir do Grego AUTÓS, “a si mesmo”, mais o Latim AESTIMARE, “valorizar, apreciar”.

Como e quando a autoestima é formada?

A autoestima começa a formar-se na infância através da interação com as outras pessoas. Nesse sentido, a construção da perceção que, cada um de nós tem de si mesmo, começa quando somos crianças. ... As crianças seguem o modelo de comportamento das pessoas mais importantes para elas e é na sua imagem que se refletem.

O que significa o termo auto estima?

Apreço ou valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios actos e pensamentos. Plural: auto-estimas. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoestima.

Como definir a autoestima?

Autoestima é a imagem e a opinião, positiva ou negativa, que cada um tem e faz de si mesmo. Ela é construída a partir das experiências pessoais, das emoções, crenças, comportamentos, autoimagem e da imagem que os outros têm sobre nós.

Qual o significado da palavra autoestima?

Ver também: o significado da Depressão. Outra dúvida frequente quanto à ortografia desta palavra coloca em oposição autoestima e "alto estima". A forma correta é autoestima, pois o prefixo "auto" significa "por si mesmo", o que indica que autoestima é a estima que a pessoa tem por ela própria.

Qual a sua concepção da autoestima?

Martin Ross, desenvolve sua concepção da Autoestima, a partir de dois elementos: “as façanhas” e as “anti-façanhas”. As façanhas são aquelas posses, circunstâncias, méritos, virtudes que lhe dão a oportunidade à pessoa de se sentir orgulhosa de si mesma, e que lhe fornecem prestígio social.

Qual a parte da autoestima primária?

Freud (1914/1969) divide a autoestima em três partes: uma parte da autoestima primária, referente ao resíduo do narcisismo infantil; a outra, deriva da onipotência corroborada pela experiência, na realização do ideal do eu; e a terceira, procedente da satisfação da libido objetal.

Como a autoestima cria-se?

A autoestima cria-se em um processo de comparação que envolve valores e discrepâncias. O nível de autoestima das pessoas relaciona-se com a percepção de si mesmo em comparação com os valores pessoais. Estes valores fundamentais foram desenvolvidos através do processo de socialização.

Postagens relacionadas: