Qual as características da arte gótica?

Índice

Qual as características da arte gótica?

Qual as características da arte gótica?

- Presença de abóbadas e arcos com formato ogival. - Planta arquitetônica com formato de cruz latina. - Presença de vitrais com temas religiosos, principalmente nas catedrais. A iluminação era também obtida com a presença de grandes janelas.

O que a arte gótica reflete?

A arte gótica simboliza a arquitetura das catedrais católicas, refletindo na escultura e pintura no final da Idade Média. Nos primórdios da Idade Média o centro da vida social estava no campo e o desenvolvimento intelectual e artístico ficava restrito aos mosteiros.

Quais eram os materiais utilizados na arte gótica?

Os materiais utilizados ainda eram os mesmos. As esculturas da arte gótica são, em sua maioria, feitas de madeira ou em pedra. O bronze, apesar de já utilizado em esculturas, não foi forte no gótico, pois era caro, pesado e difícil de se trabalhar. Surgem nessa época as gárgulas, que ficavam nas fachadas das igrejas.

Qual a origem da pintura gótica?

Na arte românica, existia apenas uma porta nas construções, principalmente nas igrejas. A arte gótica trouxe essa pluralidade de três ou mais portais em apenas uma construção. A pintura gótica se desenvolveu nos séculos XIII, XIX e início do século XX.

Qual a origem da arquitetura gótica?

Dessa forma, ele expressa sua rejeição a esse gênero de arte. Mais tarde o termo foi incorporado, perdeu o caráter aviltante e ficou relacionado à arquitetura dos arcos curvilíneos. A arquitetura gótica é o resultado dos avanços técnicos obtidos pelas corporações de construtores.

Qual a origem da arte gótica na França?

No início, a arte gótica não era conhecida por esse nome. A estética, surgida na França, foi chamada de "art français", "francigenum opus" ou "opus modernum", significando arte francesa, trabalho francês e trabalho moderno, respectivamente.

Postagens relacionadas: