Como surgiu a arte dos vitrais?

Índice

Como surgiu a arte dos vitrais?

Como surgiu a arte dos vitrais?

Os primeiros vitrais nos remetem aos tempos medievais. Surgiram na Europa do século 10, nas igrejas francesas e alemãs, quando foram incorporados na arquitetura gótica. ... Os vitrais, portanto, eram essenciais para guiar o povo de acordo com os ensinamentos religiosos através das figuras ilustrativas.

Qual é a origem do vitral?

As origens dos vitrais são impressivas, segundo historiadores remonta a Idade Média, sendo comuns no Oriente nos séculos IX. Os vitrais foram muito utilizados nessa época principalmente na arte Gótica, esta influenciada pela cultura bizantina. ...

Quem fez o vitral da catedral de Brasília?

Marianne Peretti Quem conhece Brasília certamente já contemplou alguma obra de Marianne Peretti, mas muita gente não conhece seu legado. Ela é a artista responsável pelos mais icônicos vitrais da cidade – incluindo os da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a Catedral de Brasília.

Quem criou as obras candangos e meteoro?

BRUNO GIORGI/ ESCULTURA “OS CANDANGOS” Um dos autores que se destacaram no modernismo brasileiro foi Bruno Giorgi, pintor e escultor que nasceu no ano de 1905. Dentre as várias obras de Giorgi, destaca-se a escultura “Os guerreiros” ou popularmente conhecida como “Os Candangos”.

Qual era a simbologia dos vitrais?

Nas igrejas, além de decorar o ambiente, os vitrais, com suas imagens bíblicas acumulavam diversas funções. Ou seja, estas tornavam a divindade presente, glorificavam-na e relembravam os grandes momentos da história santa.

Quando começou a história do vitral?

História do Vitral. O vitral originou-se no Oriente por volta dos séculos X e XI. Tendo florescido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente ...

Como foi feita a pintura do vitral?

Cada uma das placas era devidamente resfriada e depois recortada com a ponta de um diamante, que reproduzia o formato que o vitral deveria assumir na composição de uma imagem. Dando sequência ao trabalho, o artesão fazia algumas pinturas opacas em que os traços fisionômicos da imagem a ser formada eram finalmente definidos.

Qual o significado do vitral?

O vitral (do francês vitrail) é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos ou pinturas sobre o vidro que, geralmente, representam cenas ou personagens. É um dos elementos arquitectónicos característicos do estilo gótico .

Quais são as características de um vitral gótico?

O requinte, a complexidade e os vários materiais que envolviam a fabricação de um vitral gótico nos mostram a consolidação de um novo ideal estético marcado pela luminosidade e a variação de tons. Somente com o intercâmbio promovido pelo comércio é que podemos imaginar a existência de um processo técnico cercado por tantas exigências.

Postagens relacionadas: