Quando surgiu a abordagem triangular?

Índice

Quando surgiu a abordagem triangular?

Quando surgiu a abordagem triangular?

Atenta à falta de sistematização no ensino da arte, Anna desenvolveu em 1987 a Abordagem Triangular, baseada em três pilares: contextualização histórica; apreciação artística; e fazer artístico.

O que é a abordagem triangular?

A Proposta Triangular consiste em três abordagens para se construir conhecimentos em arte: Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica); Fazer artístico (fazer arte); Apreciação artística (saber ler uma obra de arte).

Qual é um dos motivos para a criação da abordagem triangular?

O surgimento da abordagem triangular objetivava a melhoria do ensino da arte, na busca pelo entendimento da mesma e também uma buscava uma mais aprendizagem significativa. Preocupou-se pela busca de um conhecimento critico não somente para os aluno, mas também para os professores.

Como surgiu a proposta triangular?

A proposta triangular surgiu em e foi o primeiro programa educativo do gênero e consiste no apoio do programa de ensino de Arte em três abordagens para efetivamente construir conhecimentos em Arte: Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica); Fazer artístico (fazer arte); Apreciação artística ...

Qual o tripé da abordagem triangular?

Aluna de Paulo Freire, desenvolveu um método de ensinar por meio da arte, conhecido como Abordagem Triangular, que se sustenta em três pilares: conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte.

Quem idealizou a proposta triangular?

Ana Mae Barbosa trouxe grandes contribuições para o ensino da arte, rompendo paradigmas, estimulando o nível do pensamento crítico do sujeito. É a principal referência no Brasil para o ensino da arte e também foi quem idealizou a Proposta Triangular para o ensino de Arte.

Quais são os eixos da abordagem triangular?

R.: Os três eixos da Proposta Triangular do Ensino da Arte são: leitura de imagem, contextualização e produção ou fazer artístico.

Qual atividade básica da abordagem triangular?

Zagonel (2008) divide a abordagem triangular em três atividades básicas: contextualização, apreciação e prática. Sobre a fase de apreciação, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta: A apreciação envolve o juízo de valor sobre determinada obra.

Quais os três eixos da abordagem triangular?

R.: Os três eixos da Proposta Triangular do Ensino da Arte são: leitura de imagem, contextualização e produção ou fazer artístico. É necessário compreender o que as pessoas fazem com a arte, para compreender esta proposta. As pessoas apreciam, leem obras de Arte, contextualizam a obra e o artista e produzem arte.

Por que a abordagem triangular não serviria como um manual?

A Abordagem Triangular não serve para quem quer um manual, nem tem caráter prescritivo. Requer o espírito livre, a disciplina investigativa e a disposição corajo- sa para perceber o que se anuncia ao longo dos passos no caminho [...] (Machado, 2010:79).

Postagens relacionadas: