Como e onde surgiu o conceito de cultura de massa?

Índice

Como e onde surgiu o conceito de cultura de massa?

Como e onde surgiu o conceito de cultura de massa?

A Cultura de Massa surge com a ascensão do capitalismo moderno. Assim como a produção de bens de consumo começou a se dar em larga escala, a cultural também passou por este mesmo processo. Diversos pensadores analisaram as implicações deste fenômeno na sociedade.

Como a cultura de massa influência em nossa vida?

A influência direta da cultura de massa na vida das pessoas do campo ocorreu pela razão de que atualmente o sujeito do campo tem acesso aos meios de comunicação, e, portanto, mantém contato com a cultura de massa, internalizando os valores difundidos por essa cultura, como o consumismo.

Qual a origem do termo “cultura de massa”?

Os termos “cultura de massa” e “indústria cultural” foram cunhados pelos filósofos e sociólogos judeus alemães da Escola de Frankfurt: Theodor Adorno e Max Horkheimer, no livro Dialética do esclarecimento.

Como funciona a cultura de massa?

Em meio à programação ofertada, na TV, no rádio, na internet ou nos grandes shows de música, há a inserção de anúncio de patrocinadores que financiam a produção e esperam, em troca, a busca do público pelos produtos anunciados. A cultura de massa estabeleceu-se como um artifício de manipulação das massas.

Por que a cultura de massa é diferente da cultura popular?

Vale lembrar que a cultura de massa é muito distinta da “ cultura erudita ” e da “ cultura popular ”. Entretanto, ela incorpora seus atributos, banalizando-os e esvaziando-os de seu conteúdo original. Isso porque ela valoriza somente os aspectos que caem no gosto da massa e possuem potencial para lucro. Assim, ela oprime outras manifestações ...

Por que a cultura de massas foi antagonizada?

O termo “cultura de massas” serviu, portanto, para antagonizar a chamada cultura erudita, feita por e para as elites. Enquanto a chamada “alta cultura” era destinada aos donos das fábricas e aos endinheirados, o povo se contentava com produtos e serviços de, em tese, menor qualidade, ligados aos anseios dessa sociedade industrializada.

Postagens relacionadas: