Qual o propósito da Escola da Ponte?

Índice

Qual o propósito da Escola da Ponte?

Qual o propósito da Escola da Ponte?

Assim, a Escola da Ponte entende que o papel do docente, da comunidade escolar e dos estudantes é apoiar que cada indivíduo se descubra e se conheça, a partir da interação com os outros, com os diferentes. E, essa mesma descoberta é o que motiva o próprio desejo de aprendizagem.

Como é a Escola da Ponte?

A Escola da Ponte é uma instituição pública de ensino, que atende alunos do Ensino Fundamental 1, 2 e Médio. ... Um de seus pilares é a participação dos estudantes. A ideia de promover a autonomia vai desde o espaço da escola, que não é fixo ou dividido em salas de aula, até o planejamento de suas atividades e aprendizado.

Quem idealizou a Escola da Ponte?

O educador português conta como é a Escola da Ponte, em que não há turmas, e diz que quem quer inovar deve ter mais interrogações que certezas. José Pacheco não é o primeiro - e nem será o último - a desejar uma escola que fuja do modelo tradicional.

Qual a metodologia de ensino da Escola da Ponte?

Com um ensino baseado no incentivo à autonomia, a Escola da Ponte não divide os alunos em séries ou turmas. Lá, eles formam grupos de acordo com seus interesses para desenvolver projetos. Cada estudante passa por três núcleos conforme vai tornando-se mais autônomo: iniciação, consolidação e aprofundamento.

Onde tem Escola da Ponte no Brasil?

Escola da Ponte
Escola Básica da Ponte
Informação
LocalizaçãoSão Tomé de Negrelos
CoordenadasN41° 20.971' W8° 24.274'
Página oficial
Mais 1 linha

Como a Escola da Ponte estabelece o currículo?

Na escola da Ponte, o currículo não existe em função do professor - é uma permanente referência do percurso de aprendizagem, permanentemente apropriada pelo aluno. O aluno é o sujeito do currículo. Na Escola da Ponte o futuro não é o escolar ou acadêmico, mas o futuro autobiográfico. Nem todos os currículos são vitae.

Como visitar a Escola da Ponte?

No Porto, apanhe o comboio da Linha Porto-Guimarães. Até Vila das Aves são cerca de cinquenta minutos; Chegando à estação de Vila das Aves, deverá procurar, à saída, um táxi, indicando, como destino a Escola da Ponte, em São Tomé de Negrelos. Se assim optar, poderá consultar os horários aqui.

Quem é o professor José Pacheco?

José Francisco de Almeida Pacheco (Porto, ) é um educador, antropogogo e pedagogista, e grande dinamizador da gestão democrática na Educação. É um crítico do ensino corrente.

Em que sentido as estratégias utilizadas na Escola da Ponte podem ser consideradas inclusivas?

Neste contexto, a Escola da Ponte pode ser considerada uma escola inclusiva, pois a essência que lá se respira, diariamente, é construída no respeito e ajuda mútua entre aluno-aluno, aluno-professor, professor-aluno e professor- professor, no respeito por todos os saberes, valores e atitudes, de todos, igualmente.

Onde está José Pacheco?

José Pacheco hoje mora no Brasil (em Brasília). E colabora com inúmeros projetos inovadores de educação pelo país e pelo mundo afora.

Qual o papel da escola da ponte?

Assim, a Escola da Ponte entende que o papel do docente, da comunidade escolar e dos estudantes é apoiar que cada indivíduo se descubra e se conheça, a partir da interação com os outros, com os diferentes. E, essa mesma descoberta é o que motiva o próprio desejo de aprendizagem.

Qual o perfil dos alunos atendidos pela Escola da ponte?

Qual o perfil dos alunos atendidos pela Escola da Ponte? PACHECO Eles têm entre 5 e 17 anos. Cerca de 50 (um quarto do total) chegaram extremamente violentos, com diagnósticos psiquiátricos e psicológicos. As instituições de inserção social que acolhem crianças e jovens órfãos os encaminham para as escolas públicas.

Por que a ponte não faz parte da rede pública portuguesa?

Apesar de fazer parte da rede pública portuguesa, a escola de ensino básico, localizada a 30 quilômetros da cidade do Porto, em nada se parece com as demais. A Ponte não segue um sistema baseado em seriação ou ciclos e seus professores não são responsáveis por uma disciplina ou por uma turma específicas.

Qual a posição da escola no ranking das escolas portuguesas?

O número de exames realizados não é muito expressivo, mas a posição da escola nos rankings das escola portuguesas oscila entre o lugar 214 no 4.º ano e o 1147 no 9.º ano. Os alunos são preparados para os exames tendo aulas mais tradicionais.

Postagens relacionadas: