Por que foi criada a dança do siriá?

Índice

Por que foi criada a dança do siriá?

Por que foi criada a dança do siriá?

O siriá, ou dança do amor idílico, ou dança do siriá é uma dança brasileira originária do município de Cametá, localizado no estado do Pará. É considerada uma expressão de amor e de sedução para os índios e, de gratidão para os escravos africanos ante um acontecimento, considerado milagroso.

Como se dança siriá?

Dança de pares, registrada em Cametá, Pará, ritmada por atabaques. São duas fileiras de pares, com os homens recurvados e as mulheres requebrando os quadris, que iniciam a coreografia com a parte chamada "namoro". O ritmo começa lento, e, à medida que os versos vão-se desenvolvendo, a velocidade vai crescendo.

Quais as principais características da dança siriá?

Também chamada pelos estudiosos como "a dança do amor idílico", a "dança do siriá" apresenta os dançarinos com trajes enfeitados, bastante coloridos. As mulheres usam belas blusas de renda branca, saias bem rodadas e amplas, pulseiras e colares de contas e sementes, além de enfeites floridos na cabeça.

Quais as raças que influenciaram a criação do siriá?

As raças existentes na Síria são os ovinos Awassi e caprinos Damascus. Os caprinos são criados nas regiões montanhosas, onde a oferta de alimentos émaior. Os rebanhos são criados a pasto e também confinados.

Quais os instrumentos utilizados no síria?

Instrumentos musicais árabes

  • Oud.
  • Buzuk.
  • Qanun.
  • Nay.
  • Mijwiz.
  • Zurna.
  • Rebab.
  • Derbak.

Como são as roupas usadas pelos homens na dança do síria?

As roupas, tanto dos homens como das mulheres, é larga e confortável, como as túnicas brancas ou pretas.

Qual a característica do maracatu?

Características do Maracatu danças elaboradas; junção de dança e música; figurinos coloridos e extravagantes; mistura das culturas africana, portuguesa e indígena.

Quais as características da dança síria do norte do Brasil?

Na coreografia, os movimentos dos homens sempre de acordo com a letra, simbolizam trabalho dos escravos e o momento da pegada dos siris na praia, conforme a história. As mulheres dançam mobilizando as saias, representando redes de pesca que os escravos utilizavam para colocar o alimento capturado.

Postagens relacionadas: