Como aconteceu a crise da razão?
Como aconteceu a crise da razão?
Não havia mais a certeza sobre um determinado assunto (a teoria de Heisenberg sobre a incerteza e a teoria da relatividade de Einstein, por exemplo) e a partir da segunda metade do século XX, a razão científica estava em debate por causa da deturpação dos valores éticos que eram encontrados na época.
O que é a crise da razão?
Em 1935-1936, Husserl afirma que vivemos em uma crise da Razão. Essa crise seria resultado da forma em que a objetividade científica colonizou as ciências em geral, levando-nos a uma racionalidade completamente desligada de nossas vidas.
Como surgiu a crise da razão e quais foram suas consequências?
As primeiras fissuras da crise da razão surgiram com o ceticismo de Hume (séc. XVIII) e tornaram-se mais agudas como criticismo de Kant, que abalou a metafísica. A genealogia, portanto, visa a resgatar o conceito primeiro e que foi transformado em verdade metafísica, estável e intemporal. ...
Quando surgiu a razão?
A palavra razão tem origem na palavra latina, “ratio” e na palavra grega “logos”, que significam reunir, juntar, medir, calcular, portanto, razão significa pensar, falar ordenadamente, com medida, com clareza e de modo compreensível. ... A palavra razão é usada também como se fosse algo que se pode ter ou perder.
O que é a crise da razão na modernidade?
A crise da razão na modernidade, sobretudo na filosofia contemporânea, é tributária de outras crises e rupturas históricas: a crítica da ideologia de Marx e a ruptura freudiana são exemplos disso (MARCONDES, 2006, p. ... razão na contemporaneidade (2006, p. 191-226).
Quais foram as consequências da crise da razão?
O cientificismo, o individualismo, a dessacralização radical, a perda de sentido, o relativismo e o niilismo.
O que seria a crise da ciência?
A Modernidade colocou os seres humanos como centro do mundo, organizando-os em grandes cidades, produzindo conhecimento e tecnologias, que transformaram decisivamente nossa relação com a natureza e com a sociedade. ...
Quem inventou a razão?
É na filosofia de Hegel que se encontra a primeira tentativa de introduzir a razão na história. Para Hegel, a razão rege o mundo, a história universal transcorre racionalmente, mas a razão que se manifesta ou revela na história é a razão divina, absoluta.