Qual é o conceito de dançaterapia?

Índice

Qual é o conceito de dançaterapia?

Qual é o conceito de dançaterapia?

A dançaterapia pode ser entendida como uma disciplina pedagógico-terapêutica que está relacionada ao movimento corporal. A técnica une a dança e a psicologia.

Quais as características da dançaterapia?

A dançaterapia estimula potencialidades que todos temos como criatividade, leveza, empatia, amorosidade, gratidão. Permite transformar emoções através do movimento. Sua prática regular favorece uma boa integração corpo-mente, já que abre espaço para que o corpo, consciente do seu movimento, desacelere a mente.

O que é e para que serve a dançaterapia?

É uma técnica que une dois campos: a dança e a psicologia. Tem o objetivo de fazer o indivíduo adquirir o autoconhecimento e desenvolver a sua criatividade, auxiliando ainda na sua integração social, física, mental e espiritual.

Qual o benefício da dançaterapia *?

Usada como ferramenta terapêutica, dança melhora autoestima e espanta depressão. Link: Atividade física democrática, indicada para qualquer idade, a dança ajuda a melhorar a agilidade e o equilíbrio, aumenta flexibilidade e coordenação motora e alivia o estresse.

Quem foi o criador da dançaterapia?

Mary Starks Whitehouse foi uma das primeiras pioneiras em dança-movimento-terapia. Graduou-se na escola Wigman na Alemanha e também estudou com Marta Graham. Sua análise pessoal e seus estudos no Instituto Junguiano, em Zurich deram como resultado uma aproximação a qual denominou de “Movimento Autentico”.

Qual artista criou a dança terapia?

Histórico. Mary Wigman nasceu em Hanover, na Alemanha, em 13 de novembro de 1886. Foi bailarina e coreógrafa notada como a pioneira da dança expressionista, dança terapia, pois treinava e se movimentava sem o uso de sapatilhas de ponta.

Quais são as principais características da dança moderna?

A Dança Moderna, emergida nos últimos anos do século XIX e firmada nos primeiros anos do século XX, tem raízes e intenções bem distintas. Os bailarinos dançam descalços, trabalham com contrações, torções, desencaixes, lesões, etc. Seus movimentos são mais livres, embora ainda respeitem uma técnica organizada.

Como a dança pode auxiliar no processo de reabilitação?

Além disso, a dança proporciona um bom alongamento e fortalecimento de todos os músculos, deixando o corpo mais forte e resistente. A reabilitação física através da dança é muito indicada para qualquer que seja a deficiência, intelectual ou física.

O que a dança causa no cérebro?

Os movimentos realizados no decorrer de uma dança trazem uma série de efeitos benéficos para o cérebro. As mudanças de movimento que ocorrem na atividade impactam positivamente o hipocampo, que é a área do cérebro que armazena as memórias, e ainda ajudam a aprimorar o equilíbrio.

Como a dança ajuda na saúde física e mental?

entre os benefícios da dança estão: vida mais ativa, disposição, saúde, “propiciando autonomia, socialização, comunicação, momentos de lazer e diversão, expressão corporal e psicológica, percepção e conhecimento dos movimentos do corpo, diminuindo o estresse, a ansiedade e a depressão.”

Qual a melhor dançaterapia?

A dança tem sido, desde os tempos imemoriais, a melhor maneira de nos distrairmos e liberarmos energia enquanto praticamos exercícios. Além disso, a dançaterapia é um dos melhores tratamentos alternativos que existem. Todos nós sabemos que a dança é considerada a linguagem do corpo .

Qual a terapia da dança?

A Dança Terapia ou Dança Movimento Terapia é uma terapia psicodinâmica da família das terapias expressivas como a Musicoterapia, a Arte terapia e o Psicodrama.

Qual é a dança?

A dança é o movimento rítmico característico de cada participante, não uma simples rotina imposta por um treinador. Incorpora diferentes disciplinas relacionadas à expressão corporal, como teatro, psicomotricidade, encenação, composição coreográfica, e a mais destacada de todas, a musicoterapia.

Qual a melhor maneira de praticar a dança?

A prática da dançaterapia ou dança terapêutica pode ser realizada em qualquer idade e nos ajuda a alcançar melhores relações interpessoais, ao mesmo tempo em que otimizamos nossa saúde cardiovascular. A dança tem sido, desde os tempos imemoriais, a melhor maneira de nos distrairmos e liberarmos energia enquanto praticamos exercícios.

Postagens relacionadas: