Qual a origem do vírus chikungunya?

Índice

Qual a origem do vírus chikungunya?

Qual a origem do vírus chikungunya?

É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O chikungunya foi identificado pela primeira vez na Tanzania, em 1952. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, desde 2005 quase 2 milhões de casos foram informados na Índia, na Indonésia, nas Maldivas, em Mianmar e na Tailândia.

Como e quando surgiu a dengue?

O mosquito transmissor da dengue é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16, período das Grandes Navegações. Admite-se que o vetor foi introduzido no Novo Mundo, no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos.

Onde surgiu o vírus da Zika?

Origem: foi isolado em macacos rhesus da Floresta Zika, na Uganda, em 1947, pela equipe do cientista GW Dick. Por 50 anos, o vírus causou surtos esporádicos e poucos casos em humanos eram conhecidos.

Quem é o transmissor da dengue Zika e chikungunya?

Assim como a dengue e a Zika, a Chikungunya também é causada pela picada do Aedes aegypti infectado pelo vírus causador na doença.

Como a chikungunya veio para o Brasil?

O estudo foi publicado no periódico Scientific Reports, do grupo Nature. Doença viral transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, a febre chikungunya foi diagnosticada pela primeira vez em pacientes do país em 2014, mesmo ano em que a circulação do vírus foi identificada.

Como se originou o vírus da Zika no Brasil?

Suspeita-se que a entrada do vírus no Brasil tenha se dado durante a Copa do Mundo de 2014, quando o país recebeu turistas de várias partes do mundo, inclusive de áreas tropicais atingidas de forma mais intensa pelo vírus, como a África — onde surgiu — e a Polinésia Francesa na Oceania.

Postagens relacionadas: