Quando se deu a divisão entre sunitas e xiitas?
Quando se deu a divisão entre sunitas e xiitas?
Cada um deles segue um ramo: o Irã é majoritariamente xiita, enquanto a Arábia Saudita tem os sunitas como principal vertente. A divisão remonta ao ano de 632 e à morte do profeta Maomé, que resultou em uma luta pelo direito de liderar os muçulmanos.
Como foi a divisão do islã?
A cisão do Islamismo em dois grandes ramos tem suas raízes no século VII, no período que se seguiu à morte de Maomé. O motivo foi a divergência, dentro da comunidade de fiéis, sobre quem deveria ser o sucessor do profeta como líder espiritual e político – o califa. Maomé não tinha definido uma fórmula concreta.
Quem são os xiitas e os sunitas na religião islâmica?
O nome "xiitas" é a variação de "Shiat Ali" ("partido de Ali"). Eles correspondem a 10% dos muçulmanos, enquanto os sunitas são os 90% restantes e representam o lado tradicional. Como o nome original diz, os xiitas acreditavam em Ali, genro de Maomé, para substituir o messias após sua morte.
Quais são as principais características do xiismo?
No Brasil, os termos "xiita" e "xiismo" são aplicados a correntes de extrema esquerda em contraposição à esquerda moderada. É uma consequência da Revolução Iraniana, durante a qual a visão do Islã apresentada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini era vista como muito estrita.
Quais os fundamentos definidos pelos sunitas?
Eles tomam-se como os seguidores da sunna ("práctica") do profeta Maomé tal como relatada pelos seus companheiros (a sahaba). Os sunitas também acreditam que a comunidade islâmica (ummah) se manterá unida. Eles desejavam reconhecer a autoridade dos califas, que mantinham o governo pela lei e persuasão.