Quem criou a equoterapia?

Índice

Quem criou a equoterapia?

Quem criou a equoterapia?

Eilset Bodtker A equitação terapêutica para crianças com necessidade especial foi realizada pela primeira vez pela fisioterapeuta Eilset Bodtker, na Noruega. Em 1967, foi fundado o primeiro centro de equitação para pessoas com deficiências nos Estados Unidos (HASKIN et al., 1974).

Em que ano a equoterapia chegou no Brasil e por quem?

Esse método chegou ao Brasil em 1971, trazido pela Dra. Gabriele Brigitte Walter, e vem sendo estudado e aplicado com sucesso através dos anos (Uzun, 2005).

O que faz a equoterapia?

O que é Equoterapia? É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

O que é equoterapia é equitação?

É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdiciplinar nas áreas de equitação, saúde e educação, buscando o desenvolvimento biopisicossocial de pessoas portadoras de necessidades especiais. O cavalo é utilizado como motivador para proporcionar ganhos físicos e psicológicos.

Quem pode praticar a equoterapia?

A equoterapia pode ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade. Ou seja, crianças, jovens, adultos e idosos podem ser praticantes da equoterapia.

Como funciona uma sessão de equoterapia?

A prática de equoterapia se dá sobre o cavalo em movimento, precedida por algumas sessões de reconhecimento do animal. Montado no cavalo, o praticante — termo que designa a pessoa em atividade equoterápica — começa a sofrer em seus músculos os mesmos estímulos que usaria para andar.

Como se chama a terapia com cavalos?

Equiterapia: a terapia com cavalos.

Quando começou a equoterapia?

Na era moderna, a equoterapia se tornou mais popular após a Primeira Guerra Mundial. Os soldados que voltavam da guerra com sequelas físicas e mentais eram colocados para cavalgar, devido ao grande número de animais disponível. A partir de então, eles passaram a apresentar melhoras em todos os aspectos.

Como funciona a equoterapia?

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

Como acompanhar a evolução do trabalho de Equoterapia?

Para acompanhar a evolução do trabalho e avaliar os resultados obtidos, deve haver registros periódicos e sistemáticos das atividades desenvolvidas com os praticantes. A ética profissional e a preservação da imagem dos praticantes de equoterapia devem ser constantemente observadas.

Por que é possível ir além da equoterapia?

Pois saiba que, com a equoterapia, é possível ir além! A terapia com o uso dos cavalos tem um papel importantíssimo no processo de reabilitação de diversas doenças, complicações e deficiências. Descubra como funciona, quem pode fazer e quais são os benefícios que essa técnica pode proporcionar aos pacientes. Afinal, o que é a equoterapia?

Postagens relacionadas: