Como surgiu a psicoterapia existencial?
Índice
- Como surgiu a psicoterapia existencial?
- Quem criou a fenomenologia existencial?
- Como a fenomenologia existencial se diferencia das outras abordagens?
- O que é a fenomenologia existencial?
- Porque Husserl criou a fenomenologia?
- O que é a abordagem Fenomenologica existencial?
- Como o existencialismo e a fenomenologia se entrelaçam?
- Quem foi o fundador da fenomenologia?
- Qual a influência da fenomenologia na psicologia?
- Quem influenciou o existencialismo?
Como surgiu a psicoterapia existencial?
A terapia existencial tem origem nas teorias dos filósofos Friedrich Nietzsche e Soren Kierkegaard. Kierkegaard instituiu a teoria de que o descontentamento humano poderia ser superado somente através de sabedoria interna.
Quem criou a fenomenologia existencial?
O conceito da fenomenologia foi criado pelo filósofo Edmund Husserl (1859-1938), que também trabalhava como matemático, cientista, pesquisador e professor das faculdades de Göttingen e Freiburg im Breisgau, na Alemanha.
Como a fenomenologia existencial se diferencia das outras abordagens?
Esclarece que, em pelo menos dois pontos, o existencialismo difere dessas correntes: primeiro porque não é criação de nenhum líder isolado, tendo se desenvolvido, espontaneamente, em diversas partes da Europa; em segundo lugar, a psicoterapia existencial não se propõe a fazer acréscimo ou revisão da Psicanálise, mas se ...
O que é a fenomenologia existencial?
A terapia existencial fenomenológica é uma abordagem dentro da psicologia que entende o ser humano a partir de uma visão positiva. Desta forma, acredita que a pessoa atendida não deve ser tratada de forma passiva, mas sim ajudando-a a se perceber como responsável por suas escolhas e protagonista de sua vida.
Porque Husserl criou a fenomenologia?
O grande objetivo de Husserl com sua Fenomenologia era a reformulação da filosofia. Para ele, era preciso refundar a filosofia e estabelecer a fenomenologia como método, sem que isso constituísse a ciência proposta pelo positivismo.
O que é a abordagem Fenomenologica existencial?
A terapia existencial fenomenológica é uma abordagem dentro da psicologia que entende o ser humano a partir de uma visão positiva. Desta forma, acredita que a pessoa atendida não deve ser tratada de forma passiva, mas sim ajudando-a a se perceber como responsável por suas escolhas e protagonista de sua vida.
Como o existencialismo e a fenomenologia se entrelaçam?
O existencialismo e a fenomenologia se entrelaçam por serem duas tendências de filosofia contemporânea que questionam a objetividade da ciência positivista, a metapsicologia e a ideia de que o conhecimento objetivo e as explicações racionais sobre os indivíduos seja o único caminho sua análise.
Quem foi o fundador da fenomenologia?
Edmund Husserl foi o fundador da Fenomenologia – importante corrente da filosofia moderna que influenciou de forma decisiva o existencialismo. Juntas, Fenomenologia e Existencialismo formam a base para a psicologia fenomenológico-existencial, importante abordagem surgida no século XX.
Qual a influência da fenomenologia na psicologia?
A grande influência da fenomenologia nas ciências humanas foi seu modelo de descrição e compreensão de sentido próprio em relação aos fenômenos do “espírito”. Essa abordagem se opõe ao modelo de “explicação causal” das ciências da natureza. A influência da fenomenologia na psicologia foi mais direta na abordagem da Gestalt.
Quem influenciou o existencialismo?
Na psiquiatria, influenciou grandes nomes como: O existencialismo foi um movimento filosófico e cultural surgido entre as duas grandes guerras mundiais, no eixo Alemanha-França. Seu grande representante é Jean Paul-Sartre. O protótipo do pensador existencialista é Soren Kierkegaard, que é o principal e mais direto precursor do existencialismo.