Quando surgiu a gamificação na educação?

Índice

Quando surgiu a gamificação na educação?

Quando surgiu a gamificação na educação?

O termo foi criado ainda em 2002 pelo programador e desenvolvedor de jogos britânico Nick Pelling, correspondendo ao uso da lógica e da dinâmica dos games para engajar pessoas em um contexto de aprendizagem.

Quando surgiu a gamificação?

O termo gamificação, do inglês gamification, surgiu em 2008 no âmbito da indústria de mídias digitais e ganhou popularidade em outubro de 2010, quando foi introduzido em conferências da área dos jogos digitais (GROH, 2012).

Como surgiu o conceito de gamificação?

A origem do termo “gamificação” vem de um programador e inventor britânico, Nick Pelling, que o cunhou em 2002, A ideia de Nick era que conceitos e mecânicas do mundo dos games poderiam ser aplicadas a contextos do mundo real e motivar as pessoas a resolverem problemas.

Como surgiu a gamificação?

“O gamification nasce com o olhar dos desenvolvedores de softwares, que queriam encontrar uma forma mais interessante para fazer seu trabalho e usavam elementos dos games para melhorar a experiência dos usuários”, afirma Flora Alves, fundadora da SGconsult e autora do livro Gamification .

Qual a importância da gamificação na educação?

Além disso, a gamificação na educação permite que o aluno seja o protagonista do seu próprio aprendizado — algo extremamente beneficial e que dá abertura para que as metodologias de ensino não se restrinjam apenas à tradicional, na qual o professor é o único detentor de todo o conhecimento.

Como é aplicada a gamificação no ensino?

As escolas nacionais já estão adotando aos poucos a gamificação no ensino, mas é possível encontrar uma em especial que envolve essa metolodogia 100% na educação dos alunos. Na ZION a gamificação é aplicada desde a matrícula.

Por que a gamificação surgiu?

Se ações de marketing e publicidade estão por aí para levar o consumidor até a sua marca, a gamificação surgiu para reter este público e fazer com que ele se identifique e divirta-se com a sua marca.

Como é possível ignorar a gamificação na educação?

Por isso mesmo, é impossível ignorar, nos dias de hoje, a tecnologia como ferramenta de apoio ao ensino. A gamificação na educação é um dos exemplos de estratégia que vem gerando resultados bastante positivos, mesclando a lógica dos jogos com elementos de aprendizagem.

Postagens relacionadas: