Como surgiu a extensão universitária no Brasil?

Índice

Como surgiu a extensão universitária no Brasil?

Como surgiu a extensão universitária no Brasil?

Já no Brasil, algumas atividades de extensão começaram a aparecer nas universidades de São Paulo no início do século XX. Durante o governo de Getúlio Vargas, mais precisamente, em 1931, é promulgado o Estatuto das Universidades Brasileiras e, com ele, a oficialização da extensão universitária.

O que é extensão universitária artigos?

A extensão universitária é uma expressão do compromisso social da universidade com a sociedade, pois representa o elo da pesquisa e do ensino adquirido pelos seus discentes e propagado pelos seus docentes, em um processo continuo de ensino-aprendizagem, cheio de trocas, saberes, ciência e mutualidade.

Qual a história da extensão universitária?

A extensão universitária: história, conceito e propostas The university extension: history, concept and proposals João Antônio de Paula Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFMG. RESUMO O presente texto busca analisar o desenvolvimento da extensão a partir de uma perspectiva histórica e também conceitual.

Qual o surgimento da extensão?

O surgimento da extensão Das três dimensões constitutivas da universidade, a extensão foi a última a surgir, seja por isso, seja por sua natureza intrinsecamente interdisciplinar, seja pelo fato de se realizar, em grande medida, além das salas de aulas e dos laboratórios, seja pelo fato de estar voltada para o atendimento

Qual o papel da extensão na realização da Universidade?

Nesse esforço, foram delineadas propostas que conferem à extensão um importante papel na promoção da interação e da troca de saberes entre a comunidade universitária e a sociedade, tornando-a um instrumento indispensável à plena realização da universidade como instrumento emancipatório.

Quando começou a extensão universitária na Inglaterra?

Datam da segunda metade do século XIX, na Inglaterra, as pioneiras manifestações da extensão universitária. Diz Evando Mirra: A Universidade de Cambridge, em 1871, foi provavelmente a primeira a criar um programa formal de “cursos de extensão” a ser levados por seus docentes a diferentes regiões e segmentos da sociedade.

Postagens relacionadas: