Como surgiram as corporações de ofício?
Índice
Como surgiram as corporações de ofício?
As corporações de ofício eram organizações que reuniam pessoas que compartilhavam interesses econômicos ou político-sociais. O surgimento dessas instituições está associado ao processo de reurbanização ocorrido na Europa Medieval e surgimento dos burgos.
Qual é outro nome dado às configurações de ofício?
Corporações de ofício, guildas ou mesteirais eram associações que surgiram na Idade Média, a partir do século XII, para regulamentar as profissões e o processo produtivo artesanal nas cidades.
Por que as corporações de ofício foram extintas ao longo do tempo?
Após as transformações sociais, econômicas e políticas enfrentadas pela Europa na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, principalmente mais ao afinal desta última, as corporações tornaram-se obsoletas, principalmente por conta da expansão do comércio.
Qual era o principal objetivo das corporações de artes e ofícios?
Oriundas das antigas Guildas, as quais reuniam profissionais de diversas áreas, as Corporações de Ofício tinham o objetivo de regulamentar as profissões e o processo produtivo artesanal, evitar a concorrência, bem como garantir a segurança de seus membros.
Como funcionava a hierarquia das Corporações de Ofício na Idade Média?
As Corporações de Ofício na Idade Média europeia eram organizações de profissionais dedicados a um saber técnico específico, sendo organizados de acordo com o grau de experiência do trabalhador, ficando "no topo" os mais experientes, os mestres-artesãos, e na "base" os menos experientes, os aprendizes.