Como surgiu a redução de danos no Brasil?
Índice
- Como surgiu a redução de danos no Brasil?
- Como fazer a redução de danos?
- Que são redução de danos?
- Qual a trajetória do surgimento da política de redução de danos no Brasil?
- O que significa redução de danos Quais são as suas vantagens e desvantagens?
- O que faz um agente de redução de danos?
- São exemplos de estratégias de redução de danos?
- O que se trata a política de redução de danos?
- Quais os princípios da redução de danos?
- O que é redução de danos é de lei?
- Como é a redução de danos?
- Quais são os objetivos de redução de danos?
- Como os serviços de redução de danos são estruturados?
- Quais são os pontos positivos da redução de danos?
Como surgiu a redução de danos no Brasil?
a redução de danos (rd) foi adotada como es- tratégia de saúde pública pela primeira vez no Brasil no município de Santos-SP no ano de 1989, quando altos índices de transmissão de Hiv estavam relacionados ao uso indevido de drogas injetáveis (Mesquita, 1991).
Como fazer a redução de danos?
Os objetivos de redução de danos em um contexto específico, podem ser melhor apresentados como uma hierarquia de ações com as mais possíveis de acontecerem no início (por exemplo, manter a saúde das pessoas) e as mais difíceis, porém desejáveis no final.
Que são redução de danos?
A redução de danos consiste em um repertório de cuidado, consituído de um conjunto de estratégias singulares e coletivas voltadas para as pessoas que usam, abusam ou dependem de drogas.
Qual a trajetória do surgimento da política de redução de danos no Brasil?
No Brasil, é consenso entre os estudiosos que o uso das estratégias de redução de danos teve início em 1989, na cidade de Santos, no Estado de São Paulo, onde se concentrava grande parte dos casos de AIDS decorrentes do uso de drogas injetáveis.
O que significa redução de danos Quais são as suas vantagens e desvantagens?
Por definição, redução de danos foca na prevenção aos danos, ao invés da prevenção do uso de drogas; bem como foca em pessoas que seguem usando drogas”. Redução de Danos (RD) é um conjunto de estratégias que visa minimizar os danos causados pelo uso de diferentes drogas, sem necessariamente ter de se abster do seu uso.
O que faz um agente de redução de danos?
O redutor de danos trabalha junto a usuários de álcool, crack e outras drogas, realizando atividades educativas e culturais, dispõe de insumos de proteção à saúde, facilita e media o acesso dos usuários na Rede de Atenção à Saúde para o cuidado em seu território 6. Ministério da Saúde (BR).
São exemplos de estratégias de redução de danos?
A troca de uma droga por outra que diminua riscos e danos também é um exemplo de uma prática de Redução de Danos. É o caso do uso de benzodiazepínicos (BZD), como o clordiazepóxido ou o diazepan, no tratamento da abstinência alcoólica, uma rotina nos serviços médicos no Brasil e no exterior.
O que se trata a política de redução de danos?
As políticas de redução de danos (RD) relacionados ao uso de drogas têm sido discutidas no Brasil como conjunto de estratégias voltadas para temas diversos como violência, prevenção e atenção em HIV/Aids e outras doenças transmissíveis, e suporte social a populações marginalizadas.
Quais os princípios da redução de danos?
As práticas de redução de danos, surgidas como uma alternativa para as estratégias proibicionistas do tipo “guerra às drogas”, baseiam-se em princípios de pragmatismo, tolerância e compreensão da diversidade.
O que é redução de danos é de lei?
A redução de danos é uma estratégia pragmática de saúde pública que objetiva reduzir os danos à saúde em conseqüência de práticas de risco ligadas ao consumo de drogas lícitas e ilícitas.
Como é a redução de danos?
Redução de danos, também conhecida pela sigla RD, é uma postura ética adotada para proporcionar uma reflexão ampliada sobre a possibilidade de mitigar danos relacionados a alguma prática que cause ou possa causar danos.
Quais são os objetivos de redução de danos?
Os objetivos de redução de danos em um contexto específico, podem ser melhor apresentados como uma hierarquia de ações com as mais possíveis de acontecerem no início (por exemplo, manter a saúde das pessoas) e as mais difíceis, porém desejáveis no final.
Como os serviços de redução de danos são estruturados?
Como tal, os serviços de redução de danos são estruturados para servir as necessidades dos usuários onde eles estão ou vivem. Pequenos ganhos para muitos têm mais impacto comunitário do que grandes ganhos para uns poucos selecionados. As pessoas tendem mais a dar múltiplos pequenos passos do que poucos passos enormes.
Quais são os pontos positivos da redução de danos?
Os pontos positivos devem ser ressaltados, e os negativos, realinhados. É interessante reforçar o comprometimento do dependente para que a motivação continue pautando o tratamento. Quais cuidados tomar? A redução de danos tem todas as ferramentas necessárias para cumprir seu objetivo.