Qual o problema ocasionado pelo aumento da produção de corpos cetônicos?

Índice

Qual o problema ocasionado pelo aumento da produção de corpos cetônicos?

Qual o problema ocasionado pelo aumento da produção de corpos cetônicos?

O excesso de corpos cetônicos é excretado na urina sob a forma de sais de sódio, provocando acidose sanguínea, desidratação, podendo resultar em coma e morte.

Como acontece a formação dos corpos cetônicos?

Corpos cetônicos são produtos da transformação de lipídios em glicose, apresentam grupo funcional cetona, são sintetizados na matriz mitocondrial dos hepatócitos (fígado) a partir de um excesso acetil-coA causado pelo excesso de lipólise causado por uma baixa glicemia, ou seja, jejum prolongado que aumenta a lipólise.

Qual o destino dos corpos cetônicos?

Os corpos cetônicos são exportados do fígado através da corrente sanguínea para diferentes tecidos. O objetivo da produção de corpos cetônicos é permitir o transporte da energia obtida pela oxidação dos ácidos graxos aos tecido periféricos, para lá serem utilizados na síntese de ATP.

Qual o destino dos corpos cetônicos durante a fase de jejum inicial?

Após 2 a 3 semanas de jejum os corpos cetônicos, que estão em quantidades elevadas na circulação já que os músculos passam a usar somente ácidos graxos, substituem a glicose e se tornam a fonte de energia do cérebro. Assim, nesse momento do jejum, ocorre uma queda da velocidade de degradação de proteínas musculares.

O que os corpos cetônicos podem causar?

É importante que o excesso de corpos cetônicos tanto na urina quanto no sangue seja investigado e tratado pelo médico, uma vez que o acúmulo de corpos cetônicos no sangue pode resultar em vários problemas para a saúde, como desidratação, desbalanço eletrolítico, acidose e, até mesmo, coma.

Por que há elevação da síntese de corpos cetônicos nesse indivíduo?

Para aumentar o nível de glicose no sangue, a gliconeogênese hepática é acelerada, o que também ocorre com a oxidação dos ácidos graxos no fígado e na musculatura, gerando uma produção de corpos cetônicos acima da capacidade de sua oxidação pelos tecidos extra-hepáticos.

Como ocorre a formação do acetil CoA?

A actil-CoA forma-se a partir do ácido pirúvico produzido na glicólise. O ácido pirúvico passa por uma descarboxilação, com libertação de CO2 (dióxido de carbono), e por uma oxidação, com libertação de hidrogénio, formando a acetil-CoA por associação à CoA (coenzima A).

O que são corpos cetônicos como são utilizados para gerar energia?

Os corpos cetônicos são moléculas usadas como fonte de energia preferencial por alguns tecidos como exemplo o tecido muscular e de forma secundária por outros como o tecido nervoso na baixa de glicose por exemplo.

Quais são os 3 corpos cetônicos?

Os corpos cetônicos, produtos do metabolismo dos ácidos graxos, são o beta-hidroxibutirato, o acetoacetato e a acetona.

O que são corpos cetônicos Quando e por que o fígado produz corpos cetônicos qual a função dos corpos cetônicos?

Os corpos cetônicos são moléculas de energia produzidas pelo fígado a partir da quebra de gordura. A produção destas moléculas de quatro carbonos aumenta quando os níveis de insulina estão baixos e o hormônio glucagon está alto o suficiente (através do jejum ou da restrição de carboidratos, na Dieta Cetogênica).

Qual a representação da molécula de acetil-CoA?

Acetil-CoA. O Acetil-CoA (ou Acetilcoenzima A) é um composto orgânico que desempenha um papel chave no metabolismo celular e que resulta da ligação de um grupo acetilo à coenzima A (CoA).. Representação da molécula de Acetil-CoA

Como ocorre a produção de corpos cetônicos?

A produção e a exportação dos corpos cetônicos liberam a coenzima A, permitindo que a oxidação dos ácidos graxos continue. Casos como jejum prolongado, ou diabetes melito não-tratado, resultam em uma superprodução de corpos cetônicos, à qual se associam sérios problemas médicos.

Qual a velocidade de oxidação dos corpos cetónicos?

A velocidade oxidação dos corpos cetónicos pelo organismo depende da sua concentração plasmática sendo praticamente nula no estado pós-prandial e aumentando à medida que o jejum se prolonga. 3- No homem, a cetogénese ocorre nas mitocôndrias do fígado sendo o substrato para a formação dos corpos

Quais são as diferenças entre corpos cetónicos e lactato?

As diferenças referem-se aos órgãos onde se formam e onde são maioritariamente consumidos: no caso dos corpos cetónicos a formação é hepática e o consumo extra- hepático; no caso do lactato a formação é extra-hepática e o consumo é maioritariamente hepático (ciclo de Cori).

Postagens relacionadas: