Como surgiu sala de aula invertida?

Índice

Como surgiu sala de aula invertida?

Como surgiu sala de aula invertida?

O conceito de sala de aula invertida surgiu em 2007, a partir da constatação de dois professores americanos — Aaron Sams e John Bergman — de que o tempo dedicado ao processo de aprendizagem poderia ser otimizado com a reversão das estruturas tradicionais da sala de aula: o professor palestrando à frente de um grupo de ...

Como fazer sala de aula invertida?

Um exemplo de aula invertida

  1. Coloque os alunos em contato com o conteúdo. Pense qual atividade pode despertar o interesse dos estudantes pelo tema em estudo. ...
  2. Estabeleça trocas. ...
  3. Entre no jogo. ...
  4. Realize a atividade principal. ...
  5. Faça um fechamento dos aprendizados. ...
  6. Avalie.

O que é uma sala de aula invertida?

Como o próprio nome indica, existe uma inversão no processo de ensino e aprendizagem que instiga o aluno a buscar e demonstrar conhecimento, destituindo o professor de seu papel de detentor do conhecimento na medida em que o leva a uma condição mais complexa de mediador em sala de aula.

Quem criou sala de aula invertida?

No ano 2000, aliado a popularização da internet, o termo ganhou forças graças a J. Wesley Baker em seu trabalho “Flipped Classroom”. Desde então, universidades americanas, como Duke, Stanford, Harvard, testaram e aprovaram o conceito de Sala de aula Invertida.

O que é sala de aula invertida na educação infantil?

A sala de aula invertida é um conceito revolucionário de educação, em que o professor atua enquanto mediador dos conteúdos e o aluno assume o papel de protagonista em sua incursão pelo conhecimento.

Qual é o papel do professor na sala de aula invertida?

O papel do educador muda porque o perfil do aluno e os recursos ao seu alcance também mudam! No contexto da sala de aula invertida, o professor atua mais como um guia do que como um repositório de conhecimentos. ... Sobretudo, ele leva o aluno a problematizar o que foi aprendido nas videoaulas.

O que é sala de aula invertida no ensino híbrido?

A sala de aula invertida (ou flipped classroom, em inglês) é uma variação do Ensino Híbrido. Nesse modelo, alunos e alunas estudam os conteúdos previamente, à distância, através de materiais digitais: videoaulas, textos, podcasts, etc..

Quais as características da sala de aula invertida?

Trata-se de uma modalidade de ensino que consiste em inverter o uso da sala em relação à forma convencional. Ou seja: comumente, os estudantes assistem às aulas na escola e, salvo os trabalhos em grupo, fazem os deveres em casa sozinhos. Na Sala de Aula Invertida o processo é, com o perdão da redundância, invertido.

Qual o objetivo da sala de aula invertida?

As aulas invertidas ou flipped classroom, como o próprio nome sugere, propõem inverter a metodologia tradicional de ensino. Em vez de o professor expor o conteúdo, passando conhecimento a um grupo de estudantes — a ideia é que esses estudantes já cheguem em sala de aula após ter estudado o conteúdo em casa.

O que é metodologia ativa e sala de aula invertida?

A sala de aula invertida é um modelo de metodologia ativa que surgiu na década de 90 a partir de pesquisas realizadas nas universidades americanas de Harvard e Yale. ... Nessa metodologia, os alunos aprendem o conteúdo antes de o professor ensiná-los!

Quando começou o conceito de sala de aula invertida?

No ano 2000, aliado a popularização da internet, o termo ganhou forças graças a J. Wesley Baker em seu trabalho “Flipped Classroom”. Desde então, universidades americanas, como Duke, Stanford, Harvard, testaram e aprovaram o conceito de Sala de aula Invertida.

Qual a vantagem do aluno na sala de aula invertida?

Sob o ponto de vista do aluno, uma das vantagens mais atrativas na sala de aula invertida é a de que ele se torna um agente muito mais ativo e responsável pelo próprio aprendizado.

Qual o processo de inversão da sala de aula?

O processo de inversão da sala de aula exige do professor dois aspectos importantes: Um bom planejamento de aula, conectando as habilidades e conteúdos a serem desenvolvidos na aula; Um olhar atento ao que já existe na internet de videoaulas, slides, textos, ou seja, materiais educativos.

Como mudar a visão da sala de aula invertida?

Com a sala de aula invertida, essa visão massificada se altera, já que os conteúdos passam a ser entregues por meio de recursos variados e o ensino passa a ter maior flexibilidade. Isso acontece porque os estudantes levarão para os momentos de discussão suas impressões, dúvidas e experiências, o que altera completamente o dinamismo da sala de aula.

Postagens relacionadas: