O que é o jogo da peteca?

Índice

O que é o jogo da peteca?

O que é o jogo da peteca?

Jogar Peteca não é só uma brincadeira, mas sim um esporte. ... Um jogador que fica atrás da linha de fundo segura a Peteca com uma das mãos e bate nela com a outra, arremessando-a por cima da rede em direção ao campo do adversário. Este deve rebatê-la com apenas um toque a fim de devolvê-la, como em um jogo de tênis.

Qual foi a reação dos portugueses e do mundo ao conhecerem a peteca?

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, viram nossos indígenas brincando com uma trouxinha de folhas com pedras dentro, amarrada com espiga de milho, e penas coloridas em cima. ... Pessoas de outros países ficaram extremamente curiosas e quiseram conhecer as regras da brincadeira. Só que não havia regras ainda.

Em que ano e onde a peteca deixou de ser considerada apenas uma recreação?

Da rua, da grama ou da areia para as quadras, transformando essa recreação em competição, só aconteceu em Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte, na década de 40, porém muito timidamente.

Qual a origem do nome peteca?

Como foram índios que a inventaram, o nome peteca vem do Tupi, em que pe’teca significa “bater com a mão”. Ou em outra definição significa, bater e se divertir.

Quais são as formas de jogo da peteca?

As formas de jogo são características de cada cultura conferindo também aspectos de brincadeiras de ataque e defesa. A introdução da peteca, inicialmente em pequenas comunidades e povoados, fez crescer o interesse pela prática da brincadeira desde a confecção do brinquedo até a sua forma de jogo.

Quando começaram a se interessar pelo peteca?

Com o tempo mais pessoas começaram se interessar pelo jogo e na década de 70 suas regras foram devidamente regulamentadas, sendo criada em 1975 a Federação Mineira de Peteca (FEMPE).

Por que a peteca deixou de ser um brinquedo popularmente apreciado?

A peteca deixou de ser um mero objeto para se tornar um brinquedo popularmente apreciado, fonte de cultura, memória e identidade daqueles que brincavam. A Curiosidade do objeto, a experimentação da prática e as emoções geradas pelas situações lúdicas a tornaram muito apreciada em ruas, praças e parques pelo Brasil.

Postagens relacionadas: