Quem criou a termoterapia?

Índice

Quem criou a termoterapia?

Quem criou a termoterapia?

O termo Terapia Ocupacional surgiu no início desse século e deve-se a um arquiteto americano, George Burton, que foi o impulsionador de uma instituição situada em Clifton Springs (New York) onde as pessoas eram reeducadas e ajudadas através da ocupação, de modo a readquirirem um sentido para a vida.

Quais são os efeitos fisiológicos da termoterapia?

Através do calor, conseguimos aumentar a velocidade metabólica, a excreção de dejetos, a vasodilatação para o aumento do aporte de oxigênio, a aceleração na contração muscular, a diminuição da resistência elástica e viscosa da musculatura, diminuindo o risco de rompimento das estruturas elásticas como músculos, tendões ...

Quais os efeitos fisiológicos do uso no frio na termoterapia?

Os efeitos fisiológicos causados pelo uso da crioterapia são: anestesia, redução da dor, redução do espasmo muscular, redução de hematomas e equimoses, melhora a amplitude de movimento, redução da inflamação em processos agudos e quebra do ciclo dor-espasmo-dor.

O que Etermoterapia?

A termoterapia utiliza a mudança de temperatura dos tecidos do corpo para realizar tratamentos terapêuticos ou estéticos, seja por meio da radiofrequência ou da aplicação de mantas térmicas. Na fisioterapia, a técnica é adotada como alternativa de tratamento paliativo para a dor.

Quando surgiu a eletroterapia?

Como surgiu a eletroterapia? Apesar de ter sido aperfeiçoada somente nas últimas décadas, as técnicas da eletroterapia são conhecidas desde a antiguidade. Há registros que comprovam o uso de correntes elétricas para o tratamento contra dores e patologias ainda no século 16.

Quando surgiu a fisioterapia no Brasil?

No Brasil, a Fisioterapia iniciou-se dentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1929, mas foi só em 1951 que foi criado o primeiro curso para formação de fisioterapeutas, na época denominados técnicos, com duração de um ano.

Qual o princípio básico da termoterapia?

A termoterapia é uma ciência que se baseia nos princípios da alteração da temperatura e da transferência de calor para o organismo. Sua técnica pode ser aplicada utilizando recursos frios ou quentes e, com isso, obter resultados diferentes.

Quais são os efeitos terapêuticos da aplicação de calor?

Por meio do calor, é possível alterar a velocidade metabólica e a atividade excretora, sendo realizada a vasodilatação periférica, ampliando o aporte de oxigênio. É feita a contração muscular e há redução da resistência elástica de estruturas como músculos, ligamentos e tendões, diminuindo o risco de lesões e rupturas.

Quais recursos fisioterapêuticos são considerados calor profundo?

Consideraram-se como fonte de calor profundo os seguintes recursos: Ultrassom, Diatermia por Ondas Curtas (DOC) e Diatermia por Micro-ondas (DMO).

Quais as indicações para uso do frio crioterapia?

Assim, as principais indicações da crioterapia são:

  • Lesões musculares, como, por exemplo, entorses, pancadas ou manchas roxas na pele;
  • Lesões ortopédicas, como no tornozelo, joelho ou coluna;
  • Inflamação dos músculos e das articulações;
  • Dores musculares;
  • Queimaduras leves;

Quais são os benefícios da termoterapia?

Podemos dizer que os benefícios são todos provenientes desse aumento de temperatura, que, normalmente, é provocado pela manta térmica. Isso inclui: Efeito anti-inflamatório. Já que o recurso principal normalmente utilizado na termoterapia é a manta térmica, é importante lembrarmos todas as possibilidades de uso.

Quais são os recursos da termoterapia?

Os recursos da termoterapia são classificados em superficiais e profundos. Dentre os recursos classificados como calor superficial, podemos citar as lâmpadas infravermelhas, compressas e bolsas quentes, banhos de parafina, turbilhões ou imersão aquecidas.

Qual o comprimento de onda da termoterapia?

O comprimento de onda também dependerá da temperatura da estrutura, de modo que as temperaturas mais altas produzem comprimentos de ondas menores e com mais energia. Os recursos da termoterapia são classificados em superficiais e profundos.

Qual a diferença entre Termoterapia e drenagem linfática?

Para potencializar esses resultados, muitos profissionais utilizam as argilas e óleos com o uso da manta térmica nos protocolos. Além disso, a termoterapia é muito recomendada nos protocolos de drenagem linfática ou massagem modeladora. Clique aqui para conferir a diferença entre massagem modeladora e drenagem linfática.

Postagens relacionadas: