Quando surgiu a vacina contra a febre amarela?

Índice

Quando surgiu a vacina contra a febre amarela?

Quando surgiu a vacina contra a febre amarela?

Em 1936, o médico sul-africano Max Theiler (1899-1972) concluiu o desenvolvimento de uma vacina contra a febre amarela nos laboratórios da Divisão Internacional de Saúde (IHD) da Fundação Rockefeller, em Nova York, com uma versão atenuada do vírus já reconhecido como agente causador da doença.

Como a vacina da febre amarela foi produzida?

No Brasil estão disponíveis duas vacinas: a produzida por Bio-Manguinhos – Fiocruz, utilizada pela rede pública, e a produzida pela Sanofi Pasteur, utilizada pelos serviços privados de vacinação e eventualmente pela rede pública. Ambas são elaboradas a partir de vírus vivo atenuado, cultivado em ovo de galinha.

Quem inventou a vacina da febre amarela?

O primeiro relato internacional que contestava a idéia de febre amarela como doença contagiosa foi feito por um médico da Ilha de Cuba, Juan Carlos Finlay , em 1881.

Como ocorreu a vacinação da febre amarela no Brasil colonial?

Em decorrência de o governador da Capitania de Pernambuco, o Marquês de Montebelo, também ter sido acometido pela infecção e sobrevivido sob os cuidados de Pimenta, teve início, em 1691, a primeira campanha sanitária oficial do Brasil.

Quando foi criada a vacina da variola?

Edward Jenner criou a vacina contra a varíola e ajudou a erradicar essa grave doença. Diante dessa observação, em 1796, Jenner inoculou o pus presente em uma lesão de uma ordenhadora chamada Sarah Nelmes, que possuía a doença (cowpox), em um garoto de oito anos de nome James Phipps.

Como deve ser aplicada a vacina da febre amarela?

A vacina febre amarela (atenuada) é uma vacina de vírus vivo atenuado, obtida por atenuação da subcepa 17DD do vírus da febre amarela, cultivado em ovos de galinha embrionados livres de germes patogênicos.

Como é aplicada a vacina da febre amarela?

Vacinas: febre amarela (17DD) A vacina contra a febre amarela (17DD) é elaborada com o vírus vivo atenuado, sendo produzida inclusive no Brasil (Rio de Janeiro). É aplicada por via subcutânea na região deltóidea (braço).

Qual é a reação da vacina da febre amarela?

Sim, entre as reações adversas da vacina de febre amarela estão dores de cabeça, dores musculares e febre. Em casos mais raros, a criança pode apresentar hipersensibilidade e doença pelo vírus da vacina.

Postagens relacionadas: