Onde e quando se desenvolveu o Império Bizantino?

Índice

Onde e quando se desenvolveu o Império Bizantino?

Onde e quando se desenvolveu o Império Bizantino?

Surgido em 395, o Império Bizantino, com capital em Constantinopla, foi a continuidade do Império Romano do Oriente. Sua existência estendeu-se até 1453. ... Ele sobreviveu à fragmentação até o século XV, quando a cidade de Constantinopla foi invadida pelos turcos otomanos.

Em que ano surgiu o Império Bizantino?

11 de maio de 330 d.C. Império Bizantino/Fundação

Quem fazia parte da administração do Império Bizantino?

Um dos principais imperadores bizantinos foi Justiniano (527-565), pois em seu governo, o Império Bizantino atingiu o máximo esplendor. Filho de camponeses, Justiniano chegou ao trono em 527. Sua esposa, Teodora, também vinha de origem humilde e exerceu decisiva influência sobre a administração do Império.

Qual o nome da igreja do Império Bizantino?

Em 1054, a Igreja Bizantina separou-se da Igreja Católica Romana e passou a ser conhecida como Igreja Ortodoxa. A majestosa igreja de Hagia Sophia, construída durante o governo do imperador Justiniano I, existe até hoje.

Como foi a proteção do Império Bizantino?

Os recursos adquiridos foram em parte investidos na proteção das fronteiras do império, o que protegeu os bizantinos contra as invasões dos povos bárbaros. A natureza privilegiada também serviu como fortaleza, já que Constantinopla era quase toda cercada de água, a única parte seca era protegida por uma gigantesca muralha.

Qual a economia do Império Bizantino?

A economia do Império Bizantino estava entre as mais avançadas da época, sendo que a própria Europa não conseguia corresponder à força econômica do Império até a sua queda, no fim da Idade Média. Eixo central de uma vasta rede comercial, Constantinopla influenciou a Eurásia, o Norte da África e até mesmo a Rota da Seda.

Como era a arte bizantina no Império Bizantino?

No Império Bizantino a língua falada era a grega, e a cultura era fortemente caracterizada pela grega. A arte no Império Bizantino foi carregada com os traços árabes, e até hoje é facilmente reconhecida nos vitrais das grandes construções, nas esculturas, e muito na arquitetura de Istambul.

Como eram os caminhos religiosos do Império Bizantino?

Os caminhos religiosos do Império Bizantino eram os mesmos da sociedade romana, ou seja, o Cristianismo era a doutrina seguida. Era costume fazer várias manifestações artísticas representando Cristo e os santos para que os fiéis adorassem essas imagens, o que enriquecia os monges e os dava grande poder de manipulação sobre a sociedade.

Postagens relacionadas: