Qual a origem do Supremo Tribunal Federal?

Índice

Qual a origem do Supremo Tribunal Federal?

Qual a origem do Supremo Tribunal Federal?

Coordenadas: 15º48'11" S, 47º51'40" O
Supremo Tribunal Federal (STF)
Criação1808 (213 anos)
PaísBrasil
SedePraça dos Três Poderes, Brasília
Composição11 ministros

Quando Gilmar Mendes sai do STF?

Gilmar Mendes
Mandato:20 de junho de 2002 até a atualidade
Nomeação por:Fernando Henrique Cardoso
Antecessor(a):José Néri da Silveira
53º Presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil

Qual Constituição criou o STF?

Após a independência, a Constituição de 1824 criou o Supremo Tribunal de Justiça. A denominação "Supremo Tribunal Federal" foi adotada com a Constituição provisória de 1890. Com a Constituição de 1934, o STF passou a chamar-se Corte Suprema. A Constituição de 1937 restaurou o nome de Supremo Tribunal Federal.

Quem foi o presidente do Supremo Tribunal Federal?

Os presidentes do STF que já atuaram na presidência da República como substitutos constitucionais foram José Linhares, Moreira Alves, Octavio Gallotti, Marco Aurélio, [34] Ricardo Lewandowski, [35] Cármen Lúcia [36] e Dias Toffoli. [37] Composição atual. Atuais ministros do Supremo Tribunal Federal: [38] [39]

Como passaram os juristas do Supremo Tribunal Federal?

No antigo prédio passaram prestigiados juristas, tais como Nélson Hungria, Orozimbo Nonato, Hahnemann Guimarães e Aliomar Baleeiro. Escultura " A Justiça ", de Alfredo Ceschiatti, em frente ao Palácio do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, Brasil.

Qual a denominação do Supremo Tribunal Federal?

Com a Proclamação da República do Brasil, a denominação "Supremo Tribunal Federal" foi adotada na Constituição Provisória publicada com o Decreto nº 510, de 22 de junho de 1890.

Quando foi criado o Supremo Tribunal de Justiça?

A determinação constitucional dizia que essa corte deveria ser chamada de "Supremo Tribunal de Justiça" e foi regulamentada pela Carta de Lei Imperial de 18 de setembro de 1828 e instalado no dia 9 de janeiro de 1829 funcionando na Casa da Câmara do Senado e posteriormente no Palácio da Relação, na rua do Lavradio.

Postagens relacionadas: